Banner02

Banner08

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

CGU e CADE Realizam Operação de Busca e Apreensão em Empresas de Construção Civil

Operação tem como objetivo coletar elementos para subsidiar investigações em andamento sobre práticas anticompetitivas que prejudicam tanto a livre concorrência quanto os interesses da administração pública
Foto: CGU
A Controladoria-Geral da União (CGU) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizam nesta quarta-feira (04) uma operação de busca e apreensão autorizada pela Justiça Federal. A ação, realizada em sedes e filiais de empresas do setor de construção civil, investiga suspeitas de formação de cartel em contratos públicos, incluindo contratações no âmbito do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

A operação tem como objetivo coletar elementos para subsidiar investigações em andamento sobre práticas anticompetitivas, como a formação de cartel, que prejudicam tanto a livre concorrência quanto os interesses da administração pública. A medida está amparada no artigo 13 da Lei nº 12.529/2011, que regula as competências do CADE em defesa econômica.

Estrutura da Operação

A operação mobiliza um total de mais de 70 servidores, incluindo 31 do CADE, 24 da CGU e agentes da PRF, que garantem a segurança da equipe. Os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em cinco estados.

Essa é a primeira vez que CGU e CADE realizam uma operação conjunta dessa natureza, com base na decisão judicial que autorizou a participação da CGU para dar maior efetividade às ações.

Integração e Cooperação

A ação conjunta é fruto do Acordo de Cooperação Técnica nº 52/2023, firmado entre CGU e CADE, que busca aprimorar o trabalho integrado no enfrentamento de condutas ilícitas, como corrupção e práticas que lesam a livre concorrência. A parceria reforça a importância de uma atuação estatal coordenada para garantir maior eficiência e coerência na investigação e punição de atos lesivos cometidos por pessoas jurídicas.

A operação representa um marco no fortalecimento das instituições no combate a práticas que comprometem tanto a integridade quanto o equilíbrio econômico no Brasil. As informações são da CGU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com