No dia 14 de maio, às 16h, no Ginásio Georgiana Pflueger (Castelinho), por meio da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (SEEJUV), o Governo do Estado fará a entrega de 2 mil cartões benefício a estudantes do ensino médio e superior da Grande Ilha, que compreende os municípios de São Luís; São José de Ribamar; Raposa e Paço do Lumiar.
O evento é parte do compromisso contínuo do governo em promover a educação e a sustentabilidade social, de modo a contribuir para permanência do estudante no ensino médio e superior do Estado; e incidir na redução dos índices de abandono e evasão, além de colaborar com a renda das famílias que veem a redução no impacto das despesas com o transporte.
O Edital Grande Ilha é uma ação implantada na atual gestão que visa beneficiar estudantes do ensino médio e superior de instituições públicas e privadas que estejam cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais, Cadúnico. Nele cada jovem receberá um auxílio de R$400,00 (quatrocentos reais) em parcela única, de modo a contribuir para subsidiar o transporte dos estudantes nos deslocamentos de casa para escola, um investimento do Governo do Estado de 800.000,00 (oitocentos mil reais) no território.
A ação faz parte do Programa Cartão Transporte Universitário, que é uma política pública do Governo do Estado do Maranhão, criada em 2017, lei nº 10.691. Na atual gestão tem sido ampliado de modo a contemplar mais estudantes, o Edital Grande Ilha, lançado pela primeira vez em 2023 está na 2ª edição.
O Programa Cartão Transporte Universitário atualmente é formado por três editais que são lançados a cada semestre: 1) Edital Geral, para estudantes do ensino superior do interior do Estado; 2) Edital para estudantes da Rede IEMA, voltado às unidades de tempo integral do interior do Estado; e 3) Edital Grande Ilha para estudantes do ensino superior e médio da Grande Ilha, municípios de Paço do Lumiar; Raposa; São José de Ribamar e São Luís.
O auxílio é pago por meio de cartão de benefício diretamente ao estudante que é quem se responsabiliza pela gestão e planejamento da utilização do recurso; e contratação do transporte, seja terrestre ou fluvial, cabendo a este escolher a forma que melhor lhe convir, de acordo com suas necessidades e com as realidades locais.
O evento na Grande Ilha marca o início do processo de entrega dos cartões aos beneficiários do Programa Cartão Transporte, em 42 municípios do Estado, para 5.300 beneficiários. Nesta edição 2024.1 do Programa Cartão Transporte o Governo do Estado faz um investimento de R$3.440.000,00 (três milhões quatrocentos e quarenta mil reais) em todo território maranhense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com