A reeleição mantém Brandão no cargo de governador, após mais de sete anos como vice-governador e, também, em seguida à saída do ex-governador Flávio Dino (PSB), também eleito nesta noite, para o cargo de senador (com mais de 62% dos votos válidos).
"Agradeço ao povo do Maranhão pelo carinho e por toda a confiança. Confiança essa que esteve presente em cada carreata, caminhada e comício pelo nosso estado. Juntos, vamos ajudar Lula a reconstruir a democracia deste país e fazer o Maranhão avançar mais, muito mais. A todos, muito obrigado!", agradeceu Brandão em pronunciamento oficial após a vitória.
Para o governador, o resultado é reflexo de que os maranhenses querem governo estadual e federal atuando em prol de cada cidadão. "Tenho 15 anos de atuação na vida política, 30 anos de experiência na vida pública e sou ficha limpa. Com o apoio de Flávio Dino, Luiz Inácio Lula da Silva e Felipe Camarão, a continuidade às conquistas dos últimos anos será dada por todo o Maranhão. Melhorar o que precisa ser melhorado e iniciar novos projetos, gerando oportunidades, emprego e renda para os maranhenses. Assim será o meu novo governo", pontuou.
Carlos Brandão
Nascido em Colinas, no médio sertão maranhense, Carlos Brandão tem 64 anos, é formado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e é casado com Larissa Brandão, com quem tem dois filhos: Lethicia e Gabriel.
Nos anos 90, Brandão foi três vezes secretário de Estado, ocupando cargos como o de secretário Chefe da Casa Civil. Em 2006, em sua primeira eleição, foi eleito deputado federal, com 135 mil votos - sendo reeleito em 2010. Em dois mandatos, foi reconhecido como um dos melhores parlamentares do país, segundo a revista Veja.
Na Câmara dos Deputados, criou a lei que estendeu a atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) aos vales dos rios Mearim e Itapecuru, melhorando os indicadores sociais nas áreas da saúde, educação e geração de emprego e renda. Graças a esta inclusão, o valor investido na Codevasf, já em seu primeiro ano, cresceu de R$ 30 milhões para R$ 530 milhões, beneficiando mais de 150 municípios maranhenses.
Entre seus outros trabalhos, se destacam a proposta encaminhada ao Ministério da Saúde que incluiu os médicos-veterinários no programa Saúde da Família, ajudando na prevenção de epidemias em todo o país; e também a criação dos projetos de lei em benefício da cultura maranhense e nordestina, como o Dia Nacional do Bumba Meu Boi e o Dia Nacional do Vaqueiro Nordestino.
Da pavimentação da BR-226 à manutenção e recuperação das demais BRs no Maranhão, Brandão atuou, ainda, na elaboração de projetos para a transposição do Parnaíba, construção de ginásio de desportes e lazer, reformas de praças, entrega de carros e de equipamentos de saúde, assim como de ônibus para sistemas educacionais, além de melhorias na qualidade de ensino de instituições como IFMA, UFMA e UEMA.
Em 2014, foi eleito vice-governador, atuando por dois mandatos na gestão do ex-governador Flávio Dino. Nesse período, foi responsável pelos projetos especiais do governo do Maranhão, liderando diversas missões internacionais, que passou por países como China, Coreia do Sul, Índia, Irã, Singapura e Vietnã, entre outros, trazendo novos investimentos e negócios para o Maranhão.
Brandão presidiu, também, o Conselho de Administração (Consad) da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), por dois mandatos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com