As secretarias de turismo do estado e do município se reuniram, de forma online, para criar uma agenda positiva que ajude a superar esse momento pandêmico. O encontro aconteceu no final da tarde dessa quarta-feira, 17, entre gestores do setor turístico maranhense.
Foram definidas, nessa primeira reunião, ações de qualificação profissional usando ferramentas EAD, a unificação de uma comunicação em relação aos protocolos sanitários e novas ações promocionais do destino com incentivo ao adiamento e não cancelamento.
O secretário adjunto de turismo da Setur, Hugo Veiga, explica algumas ações do governo para o segmento.
‘Foi lançado recentemente mais um edital que contempla artistas e artesãos no valor de 600 reais e o setor de bares e restaurantes com 1000 reais. Em 2020, a SETUR na gestão do secretário Catulé Júnior organizou 5 editais para restaurantes, hotéis, guias de turismo e artesãos. Infelizmente a pandemia ainda está presente e tenho certeza que essa parceria com a secretaria municipal de turismo vai gerar novas ações para esse segmento que divulgaremos nas próximas semanas’ explicou Hugo Veiga.
O Ceprama, museus, casas de cultura e os Centros de atendimento ao turista seguem fechados até o dia 21 de março.
Participaram da reunião pela SETUR-MA, o superintendente de qualificação profissional, Fernando Campelo, a chefe de gabinete, Karen Moraes e a superintendente de Promoção e Marketing da Setur, Cristiane Muller. O secretário municipal de turismo, Saulo Santos, esteve presente com sua secretaria adjunta, Sabrina Diniz e ainda com Aline Vasconcelos, Assessora Especial; Sílvia Romana, Coordenadora do Receptivo e Eli Holanda, Chefe do Jurídico.
‘É importante reforçarmos sobre a sensibilização acerca dos protocolos que devem ser seguidos pelo trade e por todos para que se possa minimizar a transmissão do vírus. Vamos também seguir trabalhando com outras frentes como a qualificação e a promoção do destino São Luís nas redes sociais’ reforçou o secretário municipal de turismo, Saulo Santos.
PROTOCOLOS SANITÁRIOS
Meios de hospedagem
Hotéis, pousadas e similares devem trabalhar com check-in e check-out sem contato, manter a manutenção e limpeza de aparelhos de ar condicionado, priorizar reservas antecipadas de mesas e áreas de lazer, limitar o uso dos elevadores, garantir aferição da temperatura dos hóspedes e colaboradores, desinfectar as áreas sociais e apartamentos e fixar cartazes informativos sobre protocolos de prevenção da Covid-19.
Os meios de hospedagem devem intensificar a frequência de higienização das áreas de maior circulação e disponibilizar álcool em gel próximo aos botões dos elevadores e em locais acessíveis aos turistas.
Agências de Turismo
Dentre os protocolos para as agências de turismo, estão o uso obrigatório de máscara, distanciamento em caso de formação de filas, poltronas bloqueadas para utilização e a intensificação da limpeza e sinalizações.
Guias
Os guias de turismo, condutores de veículos e transporte aquaviário estão sendo orientados a informar aos turistas antes de iniciar qualquer atividade, sobre protocolos, mudanças e restrições.
É importante que o guia faço uso de microfone individual, máscara descartável e máquina de cartão de crédito higienizada.
Objetos pessoais como óculos, celulares, microfones e outros devem ser higienizados com álcool em gel etílico 70%, e cabe aos guias evitar espaços com probabilidade de aglomeração.
Visitantes
Para quem visita, a dica é manter o bom senso. Além de usar máscaras em espaços públicos e respeitar o distanciamento social, pais devem higienizar as mãos das crianças sempre que necessário e principalmente antes de entrar e após saírem de um atrativo turístico.
E claro: quem apresentar qualquer sintoma gripal, como febre ou tosse, não deve realizar quaisquer passeios turísticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com