Segundo a supervisora de Pesquisa do Observatório do Turismo, Hanna Coelho, o setor criou uma séries históricas sobre a oferta turística local “Aproveitamos o momento que nos impossibilitou ir a campo para trabalhar nosso banco de dados, com taxa de ocupação hoteleira na capital, o artesanato, a movimentação área nos aeroportos e a atratividade dos polos”, afirma Hanna Coelho.
Além do fortalecimento das parcerias existentes, a Setur através do Observatório do Turismo do Maranhão criou novas parcerias, ganhando espaço na Rede Brasileira de Observatórios do Turismo, entrando para a listagem do Ministério do Turismo e ainda foi convidado para parcerizar e servir de modelo à criação do projeto Observatório do Turismo de Cabo Verde, distante cerca de 450 quilômetros do continente africano.
O secretário de Estado do Turismo, Catulé júnior, avalia que em 2020, mesmo com a crise sanitária, o observatório de turismo teve grande avanços, considerado como uma ferramenta muito importante para o setor. “Para 2021, teremos como foco manter a periodicidade dos estudos, formalizar parcerias, ampliar as informações acerca da taxa de ocupação hoteleira e fluxo de visitantes, contribuindo assim para o direcionamento das polícias públicas estaduais e seguirá desenvolvendo oficinas que estimulem os centros de atendimento a adotar o modelo e agregar dados” avalia Catulé Júnior.
O Observatório iniciou um trabalho de aproveitamento dos dados coletados nos Centros de Atendimento ao Turista (CAT) do estado e seus parceiros municipais, padronizando o Perfil do Visitante a nível estadual.
Em 2020 foram organizados 33 boletins sendo 05 acerca do Perfil e Satisfação do Visitante; 06 de fluxo de voos, 06 boletins acerca da Taxa de Ocupação Hoteleira – na capital; 06 boletins sobre Oferta Turística Regular – estadual; 06 sobre o Mapeamento do Artesanato – estadual com destaque para séries históricas de 2015 a 2020.
Mais do que o alcance das metas, o setor se reinventou nesse período, colaborando em pesquisas acadêmicas dos parceiros, auxiliando na interpretação do cenário atual e atendendo também ao trabalho Inter setorial, fazendo análise de eventos em parceria com outros setores da Setur.
Foram produzidos ainda 03 boletins acerca de eventos e/ou atividades da SETUR (Termômetro da Qualificação; 04 pesquisas de campo de alta temporada, 04 de baixa temporada e 05 em programações oficiais e/ou feriados prolongados com aplicação de questionários nos principais pontos de fluxo de pessoas para identificação do perfil, tendo como público alvo: os próprios maranhenses à passeio, turistas nacionais e internacionais.
Além disso, a Setur contou com o apoio de outras entidades públicas como a Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação – SEATI, que criou um portal interativo para a disponibilização das pesquisas e o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos – IMESC que colabora com o fornecimento de dados e em breve atuará em nossas pesquisas de campo. Todos os materiais disponibilizados podem ser acessados no portal www.observatorio.turismo.ma.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com