A instalação de ambulatório multiprofissional nas redes públicas de saúde municipal e estadual de São Luís para atendimento dos pacientes curados da Covid-19 foi objeto de Recomendações do Ministério Público do Maranhão, emitidas no último dia 28, para a Secretaria Municipal e a de Estado da Saúde.
No documento, de igual teor para ambas as secretarias, a titular da 2ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Saúde de São Luís, Glória Mafra, orienta que o ambulatório seja dotado de profissionais, como médico, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo, farmacêutico, assistente social e nutricionista, para atuarem na reabilitação pós-Covid.
Também é recomendado que as secretarias garantam aos pacientes recuperados acesso à realização dos exames prescritos quando do atendimento pelo ambulatório.
Além disso, foi fixado o prazo de cinco dias úteis para que os gestores de saúde enviem à Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Saúde documento que comprove as ações desenvolvidas para o cumprimento das Recomendações.
JUSTIFICATIVAS
Ao justificar as Recomendações, a promotora de justiça Glória Mafra considerou as constatações clínicas de que os pacientes recuperados da Covid-19 apresentam sequelas mesmo após a cura, como problemas pulmonares e/ou afasia ou disfasia pós-traqueostomia e perda de força e de massa muscular.
A representante do Ministério Público ressaltou, ainda, que “o acompanhamento desses pacientes resultará em contribuição para a pesquisa científica referente à Covid-19”. As informações são do MPMA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com