A principal pauta tratada durante a reunião com os vereadores foi a regulamentação da carga horária de 30 horas para todas as categorias dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF), que atualmente é cumprida por algumas categorias, mas que outras estão cumprindo 40 horas.
A dentista Heloisa Sousa afirmou que a categoria foi buscar uma porta para poderem ser recebidos pela administração municipal para conversarem. “O que viemos buscar com os vereadores é força para que a gente possa chegar até o prefeito, conversar essa situação e conversando, que a gente chegue em um denominador comum que valorize o profissional, para que ele motivado, produza o melhor para a população. Porque hoje todos nós estamos cientes de que a população está sendo a mais prejudicada com essa conjuntura”.
O vereador Anderson Pêgo, presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de Timon explicou que a regulamentação da carga horária de 30 para os profissionais da ESF deve ser tratada por meio de um projeto de autoria do Poder Executivo enviado para ser apreciado e votado pelos vereadores. “Estamos aqui à disposição para fazermos essa ponte entre a categoria com a prefeitura municipal, pois sabemos da importância dessa regulamentação. Hoje Timon sofre com a alta rotatividade dos profissionais de saúde no Programa de Saúde da Família, então temos que regulamentar para que profissionais motivados possam ter a tranquilidade para prestar um serviço melhor à nossa população.
O presidente da Câmara Municipal de Timon, vereador Helber Guimarães, pontuou que a categoria tem todo o apoio dos vereadores de oposição quanto às suas reivindicações. “Eu como representante da oposição concordo com os pontos que vocês estão levantando e voto a favor da categoria, assim como todos os demais vereadores da oposição. Acredito que os vereadores da base também concordem com as questões que vocês estão trazendo aqui hoje”, afirmou.
O presidente do SINSEP, Júlio César, afirmou que nesta terça-feira representantes dos sindicatos deverão se reunir com o prefeito Luciano Leitoa para discutirem a questão da carga horária das equipes da ESF. “A aprovação das 30 horas deve beneficiar agentes de saúde, médicos, enfermeiros e dentistas concursados, além é claro de beneficiar a população. Acredito que iremos avançar nessa pauta das 30 horas, mas vamos continuar lutando pela implantação do Plano de Cargos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com