Ação nacional realizada pelo Sebrae acontece no período de 20 e 24 de maio, em 71 cidades maranhenses com uma programação com quase 400 ações entre oficinas, palestras, cursos, seminários, rodadas de negócios, rodas de conversa, consultorias e ações de orientação.
O Maranhão está próximo de alcançar a marca dos 100 mil microempreendedores individuais ativos no estado. Hoje há 97,4 mil MEIs ativos que devem movimentar quase R$ 8 bilhões até o final de 2019 apenas no estado, em mais de 480 atividades produtivas que podem se enquadrar nessa figura jurídica que completa 10 anos no Brasil.
Para garantir o marco histórico, o Sebrae no Maranhão realizará, no período de 20 a 25 de maio, a 11ª Semana Nacional do Microempreendedor Individual (MEI) e 6ª Semana Nacional de Educação Financeira, ofertando 375 ações dentre cursos, oficinas, consultorias, seminários, rodadas de negócios e muita informação para quem é cadastrado nessa pessoa jurídica, ou para quem pensa em abrir seu pequeno negócio.
A programação acontecerá de forma presencial em 71 cidades maranhenses, e também contará com lives nas redes sociais do Sebrae Maranhão. O objetivo da instituição é capacitar e orientar microempreendedores individuais em gestão, inovação, empreendedorismo e finanças, além de dar oportunidade para MEIs que já estão se destacando em seus mercados inspirarem aqueles que estão iniciando no empreendedorismo.
Para isso, a instituição terá programação em 75 pontos de atendimento na capital e no interior. Este volume de ações programadas supera o que foi realizado em 2017, quando as ações alcançaram 37 municípios, e de 2018, quando o evento foi realizado presencialmente em 54 cidades maranhenses.
Além de capacitação, o Sebrae também orientará essa pessoa jurídica a fazer mais com menos em tempos de crise. Este ano, estão programadas oficinas, palestras, cursos, seminários e ações de atendimento, com consultoria e orientação para o MEI. Entre os destaques da programação de conhecimento estão as oficinas de gastronomia.
Caxias e região
A Unidade Regional do Sebrae em Caxias desenvolverá 17 ações nas cidades de Caxias, Codó, Coroatá e São João do Sóter. Os municípios de Timon, Parnarama e Matões também receberão 08 atividades promovidas por meio do Núcleo de Atendimento Empresarial (NAE) – Timon.
Serão palestras, oficinas e consultorias voltadas para a área de gestão financeira, fluxo de caixa, linhas de crédito, precificação de produtos e serviços, dentre outros. Haverá ainda uma live no Instagram do Sebrae MA, que vai mostrar a trajetória de sucesso de um MEI. Além das capacitações serão oferecidos também orientações sobre formalização, benefícios e obrigações do MEI nos 08 municípios.
MEI
O Microempreendedor Individual (MEI) é quem trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Desde que essa figura jurídica foi criada (pela Lei Complementar 128/2008), já soma mais de 8 milhões no Brasil e 97.453 no Maranhão.
Para ser um MEI é necessário faturar até R$ 81.000,00 por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular; também pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria e tenha carteira assinada.
PROGRAMAÇÃO
Para conhecer a programação prevista para sua cidade acesse hotsite da Semana do MEI (http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/semanadomei2019/inicio) ou ligue para 0800 570 0800.
As inscrições para participar da programação de palestras e oficinas estão disponíveis na Loja Virtual do Sebrae (https://loja.ma.sebrae.com.br) e também nos escritórios regionais do Sebrae e Salas do Empreendedor que recebem a programação.
SERVIÇO
O que? 11ª Semana do MEI
Quando ? 20 a 24 de maio de 2019
Onde? Municípios de Caxias, Codó, Coroatá, São João do Sóter, Timon, Matões e Parnarama.
Páginas
sexta-feira, 17 de maio de 2019
11ª Semana do MEI 2019 no Maranhão: Capacitação, inspiração e educação financeira
Por
Ludwig Almeida
at
17:30
Tags:
# São João do Soter,
#Caxias,
#Cidade,
#Cocais,
#Codó,
#Coroatá,
#Maranhão,
#Matões,
#Parnarama,
#Timon
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com