Banner02

Banner08

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Assessoria da ex-prefeita Socorro Waquim responde as declarações do Irmão Oliveira

A assessoria da ex-prefeita Socorro Waquim enviou uma matéria de esclarecimento à entrevista de Irmão Oliveira neste blog cujo o título é, "Irmão Oliveira: “Socorro Waquim esqueceu que foi deputada e não destinou emendas para a prefeitura de Timon”

Leia abaixo a Nota:

Com a finalidade de esclarecer para a população e informar melhor o presidente do iCocais (Instituto Cocais), José Oliveira, conhecido como Irmão Oliveira, trazemos abaixo a matéria publicada no site oficial de Professora Socorro (PMDB) no dia 27 de maio de 2016. Como deputada, Socorro não mandou emendas para Timon porque não época os deputados estaduais ainda NÃO TINHAM DIREITO A EMENDA PARLAMENTAR, como afirmou o entrevistado. Mesmo assim, ao contrário de outros deputados que se dizem timonenses, Professora Socorro não deixou de trazer melhorias para o povo de Timon. Confira abaixo tudo que ela fez como deputada estadual nos apenas dois anos em que esteve na Assembleia Legislativa do Maranhão.

Como deputada estadual, Socorro revolucionou a educação e a segurança em Timon

Mesmo tendo sido mais conhecida pelos seus 8 anos de gestão a frente da Prefeitura de Timon, Professora Socorro (PMDB) mostra que sempre foi engajada na busca por melhorias para a sociedade timonense, desde seu princípio na vida política.

Em sua curta passagem pela cadeira de deputada estadual pelo Maranhão, Professora Socorro trouxe diversas melhorias para o município de Timon e confirma assim, que um deputado estadual também pode, sim, fazer muito mais pelo seu povo.

No ano de 2002, Professora Socorro disputou eleição para o cargo de deputada estadual e foi eleita com mais de 15 mil votos. Na época, ainda não havia o benefício das emendas parlamentares, que hoje cada deputado estadual tem no valor aproximado de R$ 3 milhões. A verba que hoje é disponível para os deputados é paga via Governo do Estado e atende às emendas parlamentares que cada deputado manda para os municípios. Mesmo sem essa benesse, Socorro trabalhou de forma séria e correu atrás de entendimentos políticos com o governo do estado para trazer melhorias para Timon.

“Quando eu fui deputada não havia ainda essas concessões de emendas parlamentares. O que havia era um trabalho político de articulação com o Governo do Estado onde o prestígio político era quem definia as conquistas. E naquela época eu fazia parte da base aliada do Governo do Estado e fiz um trabalho político muito forte de convencimento das necessidades do município de Timon”, explica Socorro.

Infraestrutura nos bairros

Por meio de parcerias com o Governo do Estado, foram asfaltadas avenidas importantes da cidade, como a Luís Firmino de Souza e a Itiuba, além da recuperação de estradas vicinais. Outros benefícios de pavimentação iniciaram antes mesmo de Socorro ser eleita, através da proximidade que sempre teve com as associações de bairro e a visita constante às comunidades.

Socorro também conseguiu um prolongamento de linha de transmissão de energia em 3Km para o município de Timon, o que possibilitou levar energia elétrica para regiões que esperavam há mais de 50 anos pelo benefícios. Algumas das beneficiadas foram as comunidades Pé da Ladeira e Cachimbo. A nova linha de energia também permitiu a instalação de indústrias e grandes empresas em Timon.

Um salto na qualidade da educação de Timon

No quesito educação, Professora Socorro como deputada estadual promoveu uma revolução em Timon. Na época, a cidade possuía apenas uma escola de ensino médio, o que levava muitos jovens a concluir os estudos em Teresina ou Caxias.

Socorro conseguiu, com ajuda do Governo do Estado, transformar 5 escolas de ensino fundamental em escolas, também, de ensino médio, fato que ajudou muitos estudantes a terminarem seu ensino básico no próprio município. Além disso, o que mais pode ser considerado revolucionário na época foi a vinda da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) para Timon.

Com isso, quem tinha planos de fazer um curso superior em instituição pública não precisava mais sair de Timon para tal. Ainda na época, veio um cursinho popular de preparação para o vestibular, o que ajudou muitos timoneneses a ingressar na vida acadêmica. “Com isso a gente avançou garantindo a juventude que eles pudessem ter cidadania e perspectiva de futuro”, afirma Socorro.

Estruturação das polícias e aparelhos de segurança

Ainda na série de benefícios trazidos por Socorro a Timon em sua curta passagem como deputada estadual, estão a mudança de competência da Polícia Militar em Timon, de Companhia para Batalhão, o que tornou a polícia timonense responsável por toda a região. A mudança fez com que o número de policiais dobrasse e possibilitou o recebimento de recursos próprios para a polícia. A medida deu mais independência para o trabalho dos PMs, que também cobriam áreas como Parnarama e Matões.

Na área da segurança também foram realizações de Socorro a vinda de uma Delegacia Regional de Polícia Civil, elevou de um pra 3 distritos policiais; iniciou os trabalhos da Delegacia da Mulher; trouxe a Delegacia de Homicídios, o que ajudou a esclarecer vários crimes que até então aconteciam e não eram solucionados. O Instituto Médico Legal (IML de Timon) e o setor de inteligência da Polícia Civil de Timon também foram melhorias buscadas por Socorro. “Conseguimos amenizar o sofrimento de muitas famílias, que viam seus filhos serem mortos sem ter uma solução para o caso”, comenta Socorro.

Vale lembrar que tudo isso foi realizado em cerca de 2 anos de mandato, bem antes de Professora Socorro ser eleita prefeita de Timon. São ainda feitos de sua atuação parlamentar a forte e indispensável presença em comissões como a de educação, que conseguiu resolver um impasse e uma greve dos professores da UEMA com o Governo do Estado, e a comissão de investigação da exploração sexual de menores e adolescentes. Por meio de iniciativas de Professora Socorro na Assembléia Legislativa do Maranhão teve fim a rota da prostituição que acontecia entre os municípios de Alto Alegre e Caxias.

Essa é a prova que um deputado estadual pode, sim, fazer muito pelo seu povo. Todas as conquistas citadas são fruto de uma constante busca de querer sempre o melhor para seus munícipes. (Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com