Banner02

Banner08

terça-feira, 19 de abril de 2016

Timon: Exposição marca encerramento de formação para professores

Os materiais foram confeccionados pelos próprios educadores durante as oficinas
Na manhã desta segunda-feira (18.04), a coordenação de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) encerrou o ciclo de formação para professores do Ensino Regular e mediadores escolares. Na ocasião foi realizada a exposição dos materiais pedagógicos utilizados no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e confeccionados por eles durante as oficinas – ministradas pelas coordenadoras Conceição Ferreira, Lêda Moraes e Danielle Vilarinho.

Cerca de 200 professores das escolas municipais da zona urbana participaram das capacitações, que aconteceram no período de três dias. “Nós nos sentimos realizadas por estar cumprindo a primeira etapa de capacitação e por atingirmos um número relevante de professores participantes. Agora, a segunda etapa será com os professores da zona rural, em torno de 150, e depois será com os professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Até o final do ano, estamos planejando mais formações voltadas para a Educação Inclusiva, como a de LIBRAS, que já está acontecendo aos sábados”, ressaltou Lêda.

O evento de encerramento da formação foi um momento de exposição dos materiais pedagógicos, que são enviados pelo Ministério da Educação (MEC) às escolas, bem como os confeccionados pelos professores durantes as oficinas. Os materiais são utilizados na sala de recursos multifuncionais, espaço destinado ao AEE. De acordo com Danielle, foi uma troca de informações: “Foi muito gratificante ver os professores interagindo e gostando das experiências vividas nas capacitações. Então, é nessa perspectiva que vamos seguir este ano com propostas de mais cursos de formações, pois foi uma troca de informações, nós que ganhamos mais”, disse.

Para professora de AEE no Projeto Educativo Mãos Dadas, Marilene Cardoso, os conhecimentos adquiridos já estão lhe ajudando bastante no seu dia a dia na escola. “Agora me sinto mais preparada para trabalhar não somente com as crianças com necessidades especiais, mas também com os pais delas, que precisam muito do nosso apoio”.

Iolanda Costa, professora de AEE na U.E. Nazaré Rodrigues, também acrescentou que a missão do professor que tem uma criança com alguma deficiência entre seus alunos é “trabalhar com as diferenças tornando-as iguais. As atividades que realizamos devem envolver toda a turma para que a criança não se sinta apenas integrada, mas inclusa”.

A diretora do departamento de ensino da SEMED, Ceres Noleto, encerrou o momento de exposições e falou aos participantes: “Temos uma equipe comprometida na coordenação de Educação Especial do nosso município, pois os professores mostraram o quanto foi proveitoso e pude perceber com as exposições, que realmente absorveram as orientações das formadoras. Portanto, esperamos que eles repassem os conhecimentos e experiências para os outros professores e, assim, poderemos alcançar nossos resultados”, finalizou. (Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com