Reconhecendo que o cidadão timonense não é apenas um mero espectador das realizações do poder público, mas um participante das decisões, a Prefeitura de Timon convocou a população para uma audiência onde foi discutido o funcionamento, atribuições e instalação do Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana entre Timon e Teresina (CIMU). A audiência aconteceu na tarde desta quarta-feira, 20/04, no auditório do Centro de Treinamento Professor Wall Ferraz.
Estiveram presentes na audiência o prefeito de Timon – Luciano Leitoa, o diretor administrativo-financeiro da Strans– Ricardo Freitas, que representou o prefeito de Teresina, Firmino Filho, o Promotor de Justiça Giovanni Papini, o representante da Agencia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e diretor do CIMU – Jefferson Veras, além de vereadores, sociedade civil organizada e demais usuários do transporte público.
Quem compareceu foi esclarecido de forma didática sobre a importância do CIMU, seu funcionamento e os benefícios que trará. “Por estar mais perto das duas cidades, o CIMU poderá conhecer as reais necessidades dos usuários e adequar o transporte público coletivo à realidade de Timon e Teresina. Por isso, a luta por estabelecer esse consórcio foi uma sensata decisão dos dois municípios”, defendeu Jefferson Veras.
Jefferson Veras esclareceu ainda que no momento está sendo aguardada a homologação do resultado do chamamento realizado pela ANTT. De acordo com ele, o chamamento é um processo simplificado e tem caráter emergencial, definindo parâmetros mínimos a serem atendidos. “Assim, a empresa vencedora do chamamento deverá inserir, no mínimo, doze novos ônibus, que deverão atender a seis novas linhas. Estas linhas deverão ainda atender bairros mais distantes, como o Novo Tempo e o Padre Delfino, além de incluir rota para as universidades Federal e Estadual do Piauí – uma grande conquista para a classe estudantil”, pontuou.
Após a explanação, os participantes puderam, democraticamente, fazer questionamentos, esclarecer dúvidas e emitir sugestões, demonstrando os anseios quanto ao serviço que será prestado. “Nossa intenção é que a população não apenas conheça o funcionamento, mas também acompanhe e participe das mudanças”, enfatiza o prefeito de Timon, Luciano Leitoa.
Representando os moradores do Bairro Cajueiro, o senhor Francisco Pereira, conhecido popularmente como Sr. Bolacha, foi um dos usuários do transporte público que expressou, além de suas ideias, a satisfação com as mudanças que virão. “Isso é um desenvolvimento a mais pra nossa cidade. Há quase vinte anos eu esperava que a situação dos ônibus em Timon se resolvesse, porque com apenas uma empresa trabalhando aqui, a gente ficava sem opção e tendo que esperar até duas horas por um ônibus”, defendeu.
O Consórcio
A assinatura do CIMU delegou às prefeituras de Timon e Teresina a responsabilidade do transporte público entre os dois municípios, papel antes desempenhado pela ANTT, por se tratar de uma mobilidade entre dois estados. Antes de atuar de forma efetiva nesse gerenciamento, a equipe técnica responsável pelo consórcio realizará a partir de agora um estudo sobre a demanda de linhas e ônibus no trecho Timon – Teresina. Enquanto isso, a ANTT lançou o chamamento para selecionar uma nova empresa que atuará até que seja lançado o edital definitivo. A divulgação da vencedora do chamamento deve acontecer até a próxima semana.
O estudo deverá ter duração máxima de um ano e seis meses, para em seguida, o Consórcio lançar o edital para a licitação definitiva das empresas que atuação no trecho e que atendendo as exigências estabelecidas, oferecendo condições mais dignas a quem usufrui desse tipo de transporte e a quem nele trabalha. (Assessoria)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com