A solenidade de premiação aconteceu no auditório da URE Timon
Os investimentos em conhecimento que a Prefeitura de Timon está promovendo na educação municipal já estão dando frutos. Alunos de duas escolas da rede foram premiados nesta terça-feira (17.11), no auditório da URE, por participarem da I Olimpíada Maranhense de Língua Portuguesa, competição organizada pela Secretaria de Educação do Maranhão (Seduc), através da Unidade Regional de Educação (URE-Timon).
O evento premiou estudantes do Ensino Fundamental e Médio das cidades de Timon, Matões e Parnarama nas categorias Poema, Memórias Literárias, Crônica e Artigos de Opinião. Os finalistas das escolas municipais de Timon foram: do Projeto Educativo Mãos Dadas, Allany Thays Araújo Sampaio, de 11 anos (6º ano) – 1º lugar na categoria Poema com o texto “Maranhão, terra de cultura”; e Helen Maria dos Santos Rocha, de 14 anos (9º ano) – 1º lugar na categoria Memórias Literárias com o texto “Marcas do Passado”.
Da Unidade Escolar Pedro Falcão Lopes, com o texto “Recordações Inesquecíveis da Infância”, a Karla Virgínia da Cruz Silva, de 14 anos (8º ano), foi 2º lugar na categoria Memórias Literárias. “Fiquei muito feliz em ser finalista, porque realmente não esperava. Vou continuar a competir e também em outros gêneros”, disse a estudante.
Durante a premiação, a secretária de educação, Dinair Veloso, falou sobre a felicidade em premiar os alunos pelo esforço e dedicação nas produções. “É com muita alegria que hoje estamos participando desse momento de grande significado para nossa educação, pois sabemos da importância da sensibilidade dos professores em perceber aqueles alunos que têm um talento para escrever, para a música, cultura e na arte. Com a união entre Município e Estado é que vamos continuar mudando a realidade da educação e assim seus indicadores”, comentou.
De acordo com a técnica da supervisão de currículos da URE Timon e organizadora da Olimpíada, Josylene Silva, o objetivo dessa competição é estimular a pesquisa sobre o Estado do Maranhão. “Trabalhando a temática ‘Maranhão, minha terra, minha gente!’, procuramos estimular os alunos a conhecerem seu próprio Estado com produções de texto que permitem que eles emitam suas opiniões e façam observações, despertando a sensibilidade sobre nossa terra e nossa cultura”, explicou.
No Projeto Educativo Mãos Dadas, que fica localizado no bairro Parque Alvorada, 350 alunos de tempo integral participaram da I Olimpíada de Língua Portuguesa do Maranhão. “Foi feita uma seleção em cada turma, tirando os dois melhores, depois o melhor de cada turma e posteriormente o melhor de cada categoria”, disse Arlene Maria, diretora do Projeto. Ela complementou ainda dizendo: “O que mais nos chamou a atenção foi que a aluna Helen Maria dos Santos fez a investigação sobre o passado do bairro Parque Alvorada através de sua avó, uma figura muito importante para a comunidade do bairro, a fim de compor o seu texto. É a concretização de um trabalho bem feito”, afirmou. (Assessoria)
>>Acompanhe o Blog do Ludwig Almeida pelo Facebook<<
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com