Banner02

Banner08

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Juizado em Timon conclui curso para conciliadores

Conciliadores integrarão as atividades do centro de conciliação em funcionamento na comarca
Juiz Rogério Monteles e a turma de conciliadores
O Juizado Especial Cível e Criminal de Timon concluiu o curso "Teoria e Prática para Conciliadores", ministrado pelo juiz titular da unidade Rogério Monteles da costa e pelo conciliador do Juizado, Antoniel Soares da Silva. De acordo com o magistrado, o curso tem o objetivo de preparar os aprovados no seletivo para conciliadores, promovido pela unidade judicial.Os participantes receberam certificados pela Escola Superior de Magistratura do Maranhão.

O curso para conciliadores aconteceu no período de 14 a 16 de outubro, na Sala de Casamentos do Fórum e Sala de Conciliação do Juizado Especial Cível e Criminal de Timon. Na programação, foram abordados tópicos sobre a Lei dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, Funcionamento do Processual Judicial Eletrônico PJe e na parte prática houve o acompanhamento de Audiências de Conciliação, Conciliação e Mediação: Mediação de Conflitos, Ferramentas de Comunicação, entre outros. A carga horária foi de 20 horas.

Entre as atribuições do conciliador voluntário estão: assegurar às partes igualdade de tratamento; não atuar em causa em que tenha algum motivo de impedimento ou suspeição; manter rígido controle dos autos de processo em seu poder; submeter após as sessões de conciliação as propostas de acordo à homologação pelo juiz titular; comparecer pontualmente no horário de início das sessões de conciliação e não se ausentar injustificadamente antes de seu término.

Deverá o conciliador, ainda, ser assíduo e disciplinado, bem como tratar com urbanidade, cordialidade e respeito os magistrados, partes, membros do Ministério Público, advogados, testemunhas, funcionários e auxiliares da Justiça.(Ascom/TJMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com