A participação popular de vários segmentos da sociedade durante as mini-conferências foi um ponto relevante para tornar o processo democrático e feito pelo povo
O encerramento da Conferência Municipal de Educação foi marcado pela participação dos delegados, que representam os vários segmentos da sociedade civil, classe de professores, profissionais da educação e instituições envolvidas com educação. Eles discutiram os ajustes no documento base do Plano Municipal de Educação (PME). Na manhã desta sexta-feira, (15/05), a Secretária de Assuntos Municipais do Conselho Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Selene Barbosa, abriu a programação com a palestra “Desafios da Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social na Efetivação do PME.
A Secretária de Educação de Timon, Dinair Velo so, comentou sobre todas as etapas que envolveram a construção do PME e disse que é “um plano para 10 anos que trará metas, estratégias e os objetivos para a educação do nosso município. Isso com certeza vai evitar a descontinuidade de políticas públicas para a área educacional”. Dinair ainda comentou sobre a forma democrática com que ocorreu todo o processo sempre em busca da transparência.
A professora Evalece Sousa, diretora da Creche Drª Zilda Arns Neumann, no Residencial Novo Tempo, que participou como delegada no tema “Acesso à Educação Básica de Qualidade”, comentou a importância do evento. “Foi única e importante por se tratar de um momento grandioso para todo o povo timonense, em especial ao alunado”.
As alterações foram feitas, quando necessárias, e Timon, depois que o PME foi sancionado como lei pelo prefeito Luciano Leitoa, integrará a lista de mais 8 municípios maranhenses que terão o PME aprovado através da participação popular. Até o dia 15 de maio, de acordo com os dados do site do Ministério da Educação ( http://pne.mec.gov.br/alinhando-os-planos-educacao/situacao-dos-planos-de-educacao), somente esses municípios finalizaram o processo de construção de seus planos municipais. O maranhão tem 217 municípios e a grande maioria ainda está em fase de construção dos documentos base. O prazo dado pelo MEC para que o PME seja aprovado é até 25 de junho de 2015, mês em que completa um ano da aprovação do Plano Nacional da Educação (PNE). (Assessoria).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com