Centenas de timonenses compareceram na noite de terça-feira (29/04) ao Centro de Convenções Maranhense, para prestigiar a assinatura da ordem de serviço entre a Prefeitura Municipal e a Concessionária “Águas de Timon” – que após a assinatura, tornou-se oficialmente responsável pelos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na cidade. A Águas de Timon pertence à Aegea, terceira maior empresa de saneamento do país, instalada em oito estado e atuando em 38 municípios brasileiros.
Para perceber o marco histórico que foi a noite do dia 29 de abril de 2015, é preciso primeiramente entender qual era a situação do SAAE – Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto – quando a atual administração o assumiu. O órgão tinha uma dívida de 8 milhões de reais, sendo os principais motivos: inadimplência de 80% dos usuários; 39% em dividas com a CEMAR (Companhia Energética do Maranhão); baixa taxa de investimentos (apenas 1,54%) e um dos mais graves: desperdício de 70% de água (Canos quebrados, velhos etc.). Por todos esses problemas e, de acordo com estudos, o SSAE de Timon precisaria de 600 anos para realizar investimentos com recursos próprios. Agora, com a atuação da concessionária “Águas de Timon”, tudo será resolvido em um prazo muito menor, 30 anos. E o mais importante: passado esse período, todos os investimentos realizados ficarão na cidade e voltarão para o SAAE.
Responsável pelo mais importante passo já dado pelo Município de Timon, o prefeito Luciano Leitoa reconheceu o empenho de todos os responsáveis, em especial, dos vereadores que votaram a favor da concessão. “Tudo isso só foi possível após a aprovação da Câmara Municipal. Quando aceitei a responsabilidade de ser prefeito de Timon, em momento algum fiquei em dúvida e muito menos com receios de escolher o que seria melhor para a nossa cidade por questões políticas. Hoje, tenho a sensação de dever cumprido, tenho certeza absoluta de que uma empresa tão séria, como a Aegea, tornará Timon uma cidade modelo, pois estamos sendo a primeira cidade, de todo o nordeste, a ter atuação da mesma”, comentou o prefeito.
O presidente da Aegea, Renato Médici, explicou aos presentes como a concessionária funciona, falou das metas e das responsabilidades com a população da cidade. “Timon, por ser a primeira cidade no nordeste na qual atuaremos, torna-se mais importante ainda e aumenta nossas responsabilidades de promover o desenvolvimento local. Nossa meta é resolver o problema de abastecimento de águas nas residências em um ano e em nove anos, solucionar a problemática do esgotamento sanitário da cidade”.
É muito importante esclarecer que a Prefeitura, através de uma Agência Reguladora – Agert, fiscalizará todas as obras realizadas pela Concessionária. A Agência funcionará na sede do SAAE e estará aberta às solicitações da população, a mais importante parceira fiscalizadora.
“Timon precisa ser saneada com qualidade”, foi assim que o Deputado Estadual, Rafael Leitoa, iniciou seu pronunciamento e levantou uma importante questão para o crescimento vertical da cidade. “Parto do princípio de uma mudança em Timon, pois com o esgotamento sanitário concluído, haverá a possibilidade de um crescimento vertical, ou seja, da construção de prédios na cidade. O que hoje não é possível, por conta dessa carência. Timon tem 0% de esgotamento sanitário e isso vai mudar”, finalizou.
Estiveram presente: secretários municipais, parlamentares, dentre eles o prefeito de Parnarama, Davi Alves, que veio conhecer o processo de Concessão, para futura adesão no município de sua gestão, além da grande presença da população timonense. (Assessoria)
>>Acompanhe o Blog do Ludwig Almeida pelo Facebook<<
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com