Banner02

Banner08

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Câmara e Senado discordam sobre mandato de cinco anos para senador

Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Deputado Marcelo Castro é o
relator da reforma política
Época - A maioria dos deputados da comissão da reforma política na Câmara defende que todos os mandatos tenham cinco anos de duração: os de presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores. A proposta não foi bem recebida no Senado.

Os senadores, que hoje têm mandatos de oito anos, não gostaram de ver os deputados sugerirem que seus cargos tenham vigência menor. Em vez de reduzir seus mandatos para cinco anos, os senadores querem ampliá-los para dez anos.

No Senado, os parlamentares dizem que, se os deputados propõem aumentar seus próprios mandatos de quatro para cinco anos, eles também têm legitimidade para articular que seus cargos pulem de oito para dez anos de duração. O relator da reforma política na Câmara, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), avisou aos colegas senadores que vai manter a proposta de cinco anos para todos os mandatos. "Se o Senado quiser ampliar seu mandato para dez anos, tudo bem, mas eles que assumam esse desgaste com a sociedade e incluam essa proposta quando o texto for para o Senado", disse Castro a aliados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com