Banner02

Banner08

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Secretário Saney Sampaio fala dos desafios da SEMDES em carta aberta ao público

Saney Sampaio, avanços na
Política da Assistência Social de Timon
A Secretaria de Desenvolvimento Social no ano de 2014 proporcionou diversas melhorias no âmbito da Política da Assistência Social em Timon. Novos serviços foram oferecidos para a população e eles já estão sendo utilizados pelos usuários.

Um dos novos serviços inaugurado é a Residência Inclusiva, que abriga até 10 pessoas com deficiência, em situação de dependência, que não dispõem de condições de autossustentabilidade e cujos vínculos familiares estejam rompidos.

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua ou Centro POP também foi outro serviço inaugurado e representa para quem o usufrui um espaço de referência para o convívio grupal, social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. O trabalho realizado por lá volta-se, especificamente, para o atendimento especializado à população em situação de rua.

E por fim a Casa Cidadão, o último serviço que foi inaugurado para pessoas que utilizam a rua como moradia, seja por rompimento familiar, abandono, migração ou pessoas que estão em trânsito e sem condições de autossustento.

Ainda em 2014, precisamente no mês de abril, criamos o Programa Qualificar, cuja finalidade é criar mecanismos e oportunidades para qualificar a mão de obra e melhorar a renda da população carente de Timon por meio de cursos práticos e autônomos. No primeiro momento do Programa foram capacitadas mais de 155 pessoas em mais de 14 cursos diferentes. Ao todo mais de 360 pessoas receberam o certificado de conclusão de curso ao final da última etapa e 34 cursos foram oferecidos devido a grande procura pelas aulas.

Demos início às construções da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Parque União, em cofinanciamento com Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Isto significa que a Prefeitura vai oferecer para a comunidade daquela região mais serviços de qualidade como, por exemplo, a realização do Cadastro Único, atendimento psicossocial, orientação e acompanhamento familiar, emissão do Passe Livre do idoso, concessão do Passe Livre para pessoas com deficiência, realização de cursos profissionalizantes entre outros.

Ainda em 2014 viabilizamos em parceria com o Governo do Estado do Maranhão a construção de um novo CRAS e CREAS para o bairro Cidade Nova. Mais famílias vão ser atendidas e acompanhadas por profissionais capacitados. Vamos oferecer atividades de artesanato, teatro, cidadania, informática para adultos e crianças. Além disso, os dois locais serão entregues com mobília completa e 03 automóveis (02 motocicletas e 01 carro) para atender a demanda.

Contudo não é possível realizar tantas ações sem apoio político. É preciso que o Governo Estadual e Federal ande de mãos dadas com o município para que os projetos saiam do papel. Não só Timon, mas todas as cidades do Brasil dependem de recursos provenientes do Governo Federal para realizar as melhorias que deseja. Mas como realizar tais ações se este mesmo Governo não vem repassando os recursos prometidos como deveria?

Programas Sociais do Governo Federal que atuam em Timon estão com repasses atrasados há mais de seis meses, recurso este que é destinado para a manutenção dos serviços que a Semdes disponibiliza para o usuário, desde alimentação até pagamentos de funcionários.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que representa para muitos uma esperança para a inserção no mercado de trabalho, no qual se encontra cada vez mais competitivo, está sem repasse e sem condições de ofertar cursos suficientes para a população.

Os cinco Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), além do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), Bolsa Família, os novos serviços Casa Cidadão e Centro Pop também estão passando por dificuldades até mesmo na folha de pagamento de funcionários. A Prefeitura de Timon está fazendo o possível para manter os salários em dia e vem retirando dinheiro dos seus cofres.

O cidadão, o principal usuário destes benefícios é o maior prejudicado, pois depende das ações não só da Prefeitura para ter acesso aos direitos básicos da cidadania. Mesmo com muitas dificuldades encontradas pelo caminho a Prefeitura de Timon desde o início da sua gestão vem garantindo melhorias a sua gente. Muitos avanços na área da educação, saúde, infraestrutura e esporte já podem ser conferidos por todos, porém, muito mais poderia ser feito se não houvesse estes impasses que pegam todos desprevenidos.

Mas vamos continuar trabalhando todos os dias sem o apoio necessário do Governo Federal para que Timon cresça e se desenvolva, garantir que mais serviços e atendimentos cheguem à população e construir uma cidade que todos tenham orgulho de viver.

(Por Saney Santos Sampaio, Secretário de Desenvolvimento Social de Timon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com