O deputado federal Simplício Araújo (SD/MA) está novamente entre os parlamentares mais atuantes do país. No primeiro ano de mandato, em 2013, o parlamentar foi escolhido pela VEJA, em parceria com o Núcleo de Estudos sobre o Congresso (Necon) do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp - Uerj), um dos 20 melhores parlamentares. Este ano Simplício aparece em 22º.
"Mesmo tendo cumprido apenas 2 anos de efetivo exercício parlamentar, pois assumi em fevereiro de 2013, busquei caminhar ao lado dos anseios da população brasileira, defendendo projetos de relevância para o aperfeiçoamento e melhoria na qualidade de vida de todos. É gratificante encerrar este mandato novamente sendo reconhecido pela VEJA e por um instituto sério como é o Iesp, ligado à Uerj", afirmou o deputado.
Entre as principais bandeiras de atuação do parlamentar estão o combate à corrupção e as reformas política e tributária, além de uma melhor destinação dos recursos públicos para a saúde.
"Sabemos que os maiores entraves para o desenvolvimento do país são o excesso de carga tributária e a corrupção que assola todos os setores. É preciso que esses problemas sejam encarados de frente e apenas com um parlamento forte isso pode ser mudado. É preciso que exista transparência nos gastos públicos e uma fiscalização efetiva da sociedade", destacou.
O Ranking - No ranking da revista são levadas em conta propostas de ajustes na legislação capazes de contribuir para um país mais moderno e competitivo.
O Ranking - No ranking da revista são levadas em conta propostas de ajustes na legislação capazes de contribuir para um país mais moderno e competitivo.
Os eixos de atuação considerados fundamentais para isso são: carga tributária menor, mais simples e sem impostos em cascata; infraestrutura (estradas, portos, aeroportos); combate à corrupção; melhor gestão do gasto público; sistema educacional universal e eficiente; marco regulatório claro e respeitado; simplificação de regras e poda da selva burocrática; governabilidade; e relações trabalhistas.
Pelo mundo afora, os vários indicadores que mapeiam as ações dos parlamentares tem o objetivo de definir o posicionamento dos congressistas em relação a temas-chave do cotidiano da sociedade.
A relevância disso é cristalina: de posse desses dados, é possível analisar comparativamente a atividade de deputados e senadores, desenvolvendo e testando hipóteses explicativas, e preditivas, sobre o comportamento coletivo do Legislativo; ao mesmo tempo, eles possibilitam aos eleitores avaliar em que medida os parlamentares se aproximam - ou se afastam, evidentemente - dos seus pontos de vista.
O Necon desenvolveu uma metodologia que observa todas as etapas de uma proposição, de sua origem à votação final, com peso específico em cada uma das fases.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com