Programa vem sendo desenvolvido na Escola Mãos Dadas e busca incluir o empreendedorismo no currículo escolar
Cerca de 700 alunos da Escola Mãos Dadas, do município de Timon, tem sido atendidos pelo Programa Jovens Empreendedores - Primeiros Passos (JEPP), desenvolvido pelo Sebrae, que busca despertar e educar os jovens e adolescentes para a vocação empreendedora. Timon é a primeira cidade do Maranhão a receber a metodologia, através de parceria entre o Sebrae e a Secretaria de Educação do município.
Gerente do Sebrae Milena Cabral conversa com alunos da escola Mãos Dadas |
Através do JEPP, 40 professores da escola Mãos Dadas receberam treinamento específico sobre temas de empreendedorismo e 800 exemplares de um material didático especial que é aplicado aos alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Nos últimos seis meses, foram desenvolvidas atividades que buscaram despertar o senso de oportunidade para negócios, como a coleta seletiva de lixo; pesquisas sobre meio ambiente; entrevistas de opinião de clientes; dramatização de ecofábulas e campanhas publicitárias.
Os alunos também participaram de atividades técnicas e práticas, como a visita ao Polo Cerâmico de Teresina, realizam a manutenção de uma horta escolar, participam de oficinas de culinária, trabalham com a confecção de brinquedos, e produtos artesanais, trabalham na produção de convites e jingles.
Para a diretora adjunta da escola, Arlene Silva, o JEPP ajuda a sistematizar o comportamento empreendedor nos alunos, numa proposta próxima aos projeto educativo da escola Mãos Dadas. “Além de buscar a autossutentabilidade, sempre procuramos inovar nas atividades simples do cotidiano do escolar", ressalta a diretora.
Segundo o estudante do 7º ano, Antônio Carlos, as atividades do JEPP são uma grande oportunidade que os alunos da escola estão vivenciando. “Aprendi muito sobre a importância da reciclagem, ao transformar produtos que iriam para o lixo, em objetos necessários para qualquer pessoa, como o porta-treco de garrafa pet, e muitos outros que também podem ser vendidos”, observou o aluno.
A gerente da unidade do Sebrae em Caxias, Milena Cabral, o progresso do JEPP na escola Mãos Dadas está muito evidente. “As nossas visitas de acompanhamento da aplicação do curso mostram claramente que a essência do programa foi captada da melhor maneira possível e pudemos observar que houve a quebra de paradigmas relacionadas à capacidade empreendedora das crianças e adolescente participantes, com o desenvolvimento de habilidades e do comportamento empreendedor dos beneficiados pelo JEPP”, avaliou a gerente do Sebrae.
O coordenador do Núcleo de Atendimento do Sebrae em Timon, César Guimarães, ressalta a contribuição que o programa deu para transformar a realidade desta comunidade escolar. “A força de vontade do corpo docente da escola e o entusiasmo dos alunos são essenciais neste contexto”, reitera. (Assessoria/Sebrae)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com