O levantamento foi feito de acordo com os registros dos Diários Oficiais publicados
Ano eleitoral marca esvaziamento da Assembleia Legislativa do Maranhão. Alguns deputados, como o deputado Afonso Manoel (PMDB), frequentou apenas 20 sessões, das 137 analisadas pela reportagem de O Imparcial, o que significa dizer que o parlamentar teve pouco mais de 14% de aproveitamento de sessões neste ano.
O levantamento foi feito de acordo com os registros dos Diários Oficiais publicados pela Assembleia, no período de 13 de fevereiro a 19 de novembro de 2014.
Em 10 meses de mandato em 2014, o parlamentar Afonso Manoel foi o campeão de faltas, com 117 ausências. Em seguida, vem o deputado Carlos Filho (PV), com 116 faltas. O mais assíduo foi o deputado Eduardo Braide (PMN), com apenas 7 faltas registradas no Diário Oficial. Os três se candidataram novamente este ano, mas apenas Eduardo Braide conseguiu se reeleger.
As sessões dos dias 30 de setembro, 1º de outubro e 2 de outubro foram as mais esvaziadas. Em 30 de setembro apenas os deputados Othelino Neto (PCdoB) e o deputado Lima Neto estiveram presentes. No dia 1º de outubro, somente os deputados Marcelo Tavares (PSB) e Raimundo Cutrim (PCdoB) tentaram abrir a sessão. No dia 2 de outubro, o parlamentar Othelino Neto foi o único deputado a estar presente em Plenário no horário da sessão.
A reportagem de O Imparcial tentou contato com o deputado estadual Afonso Manoel, mas foi informada, por sua assessoria, que ele está viajando por motivo de tratamento médico.
Faltas justificadas
Muitos parlamentares justificaram suas faltas com atestados médicos ou justificativas pessoais, junto à Mesa Diretora. Alguns, como os casos da deputada Cleide Coutinho (PSB) e do deputado Neto Evangelista (PSDB), chegaram a se licenciar. A deputada Cleide esteve ausente por muito tempo para acompanhar o tratamento do marido, o deputado eleito Humberto Coutinho. Já Neto Evangelista se licenciou para tratar de assuntos particulares. O deputado Marcos Caldas (PRP) também se licenciou nos termos dos Artigos 72 e 78 do Regimento Interno da Assembleia.
Pala falar sobre as justificativas das faltas, a reportagem de O Imparcial tentou falar com o diretor Geral da Assembleia Legislativa, Heraldo Marinelli, mas foi informada de que ele estaria viajando, durante o período em que o matutino entrou em contato.
O artigo Art. 13 do Regimento Interno da Assembleia trata sobre a conduta de falta não justificada, que pode ser alvo de punição. “Art. 13 Atentam contra a imagem da Assembléia Legislativa as seguintes condutas, puníveis na forma deste Código: XII - faltar, sem motivo justificado, a dez sessões ordinárias consecutivas ou a quarenta e cinco sessões intercaladas, dentro da sessão legislativa ordinária e extraordinária”.
DEPUTADOS ESTADUAIS - FALTAS
Afonso Manoel – 117
Alexandre Almeida – 78
André Fufuca – 70
Arnaldo Melo – 28
Antônio Pereira - 53
Bira do Pindaré – 35
Camilo Figueiredo – 86
Carlinhos Florêncio – 68
Carlos Alberto Milhomem – 31
Carlinhos Amorim – 80
Carlos Filho – 116
César Pires – 71
Cleide Coutinho – 93
Dr Pádua – 88
Edilázio Júnior – 62
Edson Araújo – 77
Eduardo Braide – 7
Eliziane Gama – 65
Francisca Primo - 23
Gardênia Castelo – 59
Graça Paz – 74
Hélio Soares – 98
HemetérioWeba – 81
*João Olympio – 39
Jota Pinto – 58
Léo Cunha – 85
*Lima Neto – 4
Magno Bacelar – 15
Manoel Ribeiro – 51
Marcelo Tavares – 41
Marcos Caldas - 38
Max Barros – 62
Othelino Neto - 28
Neto Evangelista - 71
Raimundo Cutrim – 25
Raimundo Louro – 72
Rigo Teles – 53
Roberto Costa – 55
Rogério Cafeteira – 62
Rubens Júnior – 60
Stênio Rezende – 59
Valéria Macedo – 82
VianeyBringel – 45
Victor Mendes – 63
Zé Carlos – 39
*Deputados suplentes por um período de até 120 dias
>>Acompanhe o Blog do Ludwig Almeida pelo Facebook<<
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com