A atividade está sendo realizada através da parceria entre Prefeitura de Timon e CEMAR
Alunos da rede pública municipal de Timon estão participando da IV Gincana Ecocemar, atividade que está sendo realizada através da parceria entre a Prefeitura de Timon e a Companhia Energética do Maranhão – CEMAR. O lançamento da gincana foi realizado na terça-feira (18/11), na CEMAR de Timon, com a participação de alunos, professoras e diretoras de escolas do município. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) está responsável pela mobilização, organização e acompanhamento das escolas participantes.
A gincana acontece dentro de um projeto desenvolvido pela CEMAR, o Ecocemar. Durante o lançamento, o coordenador do projeto, Lucas de Paula, explicou a metodologia do trabalho que eles realizam, que consiste na troca de resíduos recicláveis por bônus na fatura de energia elétrica. O material arrecadado é destinado à indústria de reciclagem, incentivando a coleta seletiva de resíduos e contribuindo com a preservação do meio ambiente, além de oferecer alternativas para o pagamento das faturas.
“Timon foi a primeira cidade da região leste do Maranhão a receber o projeto, e nós pensamos em trazer essa gincana pra cá, porque vimos um potencial muito grande para o desenvolvimento de todo o ciclo de reciclagem, que vai desde a seleção do material até a transformação em novas mercadorias que voltam às prateleiras”, acrescentou Lucas de Paula.
O coordenador do projeto falou ainda da parceria com a Prefeitura de Timon e secretarias municipais. “Sem a parceria da Prefeitura e das secretarias e sem o engajamento das escolas, não há como existir gincana. Essa parceria é essencial para a sensibilização dos alunos, porque facilita o contato com as escolas, e assim o resultado será bem proveitoso”, completou.
A coleta dos materiais acontece até 16 de dezembro. Será disponibilizado um caminhão para transportar o material coletado pelos alunos. A primeira etapa da gincana consiste na arrecadação do material reciclável e a segunda compreende a realização de um desfile com roupas produzidas com material reciclado. As três escolas que adquirirem maior pontuação nas duas etapas serão premiadas. A culminância do projeto será no dia 18 de dezembro, quando acontecerá o desfile e a premiação das escolas com maior arrecadação.
A bonificação adquirida pelas escolas será destinada a instituições filantrópicas locais, escolhidas pelos alunos. “Para nós da Semma, é prazer participar desse projeto grandioso. Inclusive, nós já temos um projeto parecido com esse, que foi elaborado para ser desenvolvido nos bairros de Timon. Seis escolas do município estão inscritas na gincana, e uma das coisas que nos deixam felizes é saber que, além de as escolas poderem participar e serem premiadas, elas também vão poder ajudar as instituições filantrópicas que receberão o bônus. É um ‘presente de natal’ para essas instituições”, afirma a diretora de Educação Ambiental da Semma, Helena Sousa.
Posto de coleta em Timon
Recentemente, a CEMAR instalou um posto de coleta de materiais recicláveis em Timon. A população poderá se dirigir ao locar para realizar a troca dos materiais por bônus na conta de energia. O posto está localizado na Rua Viana Vaz, S/N, Centro (Praça São José). O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 09h às 12h e das 13h às 17h. No local, são recebidos resíduos como papel, papelão, jornal, plástico, garrafa pet, aço inox, lata, ferro, alumínio, PVC, óleo de cozinha e embalagens tipo tetra pack, que são trocados por desconto na conta de energia.
Escolas parceiras do projeto: Unidade Escolar José Waquim, Unidade Escolar João Fonseca Maranhão, Unidade Escolar Antônio Pereira da Silva, Unidade Escolar Conceição Vieira, Projeto Educativo Mãos Dadas, Unidade Escolar Maria Zacarias Ribeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com