Banner02

Banner08

sábado, 1 de novembro de 2014

"A magistratura é um instrumento de modificação da realidade social", diz o juiz Rogério Monteles

No Ser Juiz de hoje, um magistrado que tem realizado um trabalho de destaque na Comarca de Timon. Rogério Monteles da Costa(foto), do Juizado Especial Cível e Criminal. Um juiz que vê a magistratura como um instrumento de modificação da realidade social, pois ao assegurar a observância dos direitos das pessoas, transforma o mundo em um lugar mais justo e mais humano para se viver.
Abaixo, um pouco mais sobre Rogério.

QUEM É O HOMEM ROGÉRIO MONTELES?
Uma pessoa que acredita no ser humano, que acredita que sempre podemos nos aperfeiçoar no encontro com o outro, que acredita que podemos ter um mundo melhor com mais amor ao próximo.

QUEM É O JUIZ ROGÉRIO MONTELES?
Um servidor público dedicado e esforçado, que procura realizar suas atribuições da melhor forma possível a bem do destinatário final do serviço: o cidadão.

POR QUE ESCOLHEU O DIREITO?
Por influência de minha mãe, Maria Beatriz Monteles da Costa (in memoriam) que por muito tempo trabalhou como servidora pública na justiça do Ex-Território Federal do Amapá, meu Estado natal.

PARA VOCÊ, O QUE REPRESENTA A MAGISTRATURA?
A magistratura representa um instrumento de modificação da realidade social, pois ao assegurar a observância dos direitos das pessoas, transforma o mundo em um lugar mais justo e mais humano para se viver. Acredito que nesse processo de transformação social, o magistrado deve estar mais próximo da comunidade, começando por informar, de maneira clara e simples, o motivo pelo qual deu determinada decisão no processo, de forma que qualquer cidadão possa ler uma sentença judicial e entender o que ela diz. Esse ato simples abandonar o “juridiquês” e falar a mesma lingual do cidadão pode ser uma das formas de aproximar o juiz da comunidade.

EM QUAL COMARCA ESTÁ NO MOMENTO E HÁ QUANTO TEMPO E POR ONDE PASSOU?
Há pouco mais de dois anos estou na titularidade do Juizado Especial Cível e Criminal de Timon. Todavia, já atuei na Zona Judiciária de Timon, no início da carreira, como juiz substituto, além de ter trabalhado, como juiz titular, nas comarcas de São Raimundo das Mangabeiras, Tuntum, Barão de Grajaú e Matões, comarca de onde fui promovido, por antiguidade, para Timon em 11/06/2012.

ALÉM DA FUNÇÃO JUDICANTE, QUE AÇÕES DESENVOLVE NA COMARCA?
Participo com freqüência, em conjunto com os colegas da comarca, de projetos de Justiça Itinerante desenvolvido pela 2ª. Vara Cível de Timon, bem como de projetos de Casamentos Comunitários desenvolvidos a 3ª. Vara Cível de Timon. Além disso, sou professor do Curso de Direito da Faculdade Maranhense São José dos Cocais, em Timon e atualmente exerço a função de Diretor do Fórum da Comarca de Timon. Na rede mundial de computadores, mantenho um blog (www.monteles.blogspot.com.br) onde procuro divulgar notícias e decisões da justiça de interesse público.

COMO VÊ A ATUAÇÃO DO JUDICIÁRIO NESTA COMARCA?
Ao todo comarca conta com 8 (oito) unidades jurisdicionais – 7 varas e 1 juizado especial - sendo a terceira maior comarca do Estado. Os colegas magistrados que aqui trabalham são magistrados dedicados e empenhados em prestar um serviço público de excelência ao cidadão. A comarca conta, por exemplo, com o serviço de plantão presencial, por meio do qual, nos dias em que não há expediente forense, estão presencialmente no Fórum um juiz, um assessor, um oficial de justiça e um secretário judicial a fim de atender as demandas urgentes, por um período de compreendendo pelo menos três (3) horas contínuas de atendimento em horário acessível ao público.

COMO CUIDA DA SAÚDE?
Sempre que possível, freqüento academia de ginástica e ter uma boa hidratação.

CAMINHO PARA O SUCESSO É?
Fazer o que gosta e ter lealdade para com os seus ideais de vida.

HOBBY?
No tempo livre, gosto de conhecer tudo relacionado à tecnologia, informática e internet.

LIVRO PREDILETO?
Um dos últimos livros que li e recomendo para todos é “Justiça o Que É Fazer a Coisa Certa”, de Michael Sandel.

FILME QUE GOSTA E POR QUÊ?
Existem vários filmes tocantes, mas Sociedade dos Poetas Mortos, com Robin Williams, é um dos filmes que mais gostei de assistir, por vários motivos, dentre eles mostra, o filme mostra como a figura de um professor John Keating (Robin Williams), revoluciona os métodos de ensinar numa escola tradicional e inspira os seus alunos a perseguir as suas paixões individuais e tornar as suas vidas extraordinárias.

MANIA?
Perfeccionismo. Tenho sempre a impressão que se pode melhorar, aperfeiçoar o que está feito. Nesse sentido, sempre dou sugestões para minha equipe de trabalho, visando o aperfeiçoamento. Equipe que, aliais, reputo os melhores servidores do Poder Judiciário do Maranhão.

O MELHOR DA VIDA?
Ter paz de espírito, amar e fazer o que você gosta.

FAMÍLIA É?
Um ambiente onde deve reinar o amor e o respeito, pois, acima de tudo, é a célula base da sociedade. Nada obstante, em nossa atividade, tomamos conhecimento de fatos tristes, que mostram as mazelas da sociedade, a perversidade do ser humano, em atos de violência de todos os tipos no seio da família, atingindo mulheres, crianças, adolescentes e idosos. Acredito que a família deve ser protegida, de todos os riscos, em especial do uso abusivo do álcool e outras drogas, que são elementos propulsores de grande parte da violência (física e psicológica) que aflige a família.

O QUE VALORIZA NOS OUTROS?
Honestidade, respeito ao próximo, lealdade e desprendimento.

O QUE NÃO GOSTA NOS OUTROS?
Desonestidade, desrespeito ao próximo, deslealdade e materialismo.

SONHO?
Contribuir para um mundo melhor, com mais felicidade e menos sofrimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com