Depois de atender a zona urbana, a campanha se estenderá também à zona rural de Timon
A Prefeitura de Timon, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde do município (SEMS), realizou na manhã desta quarta-feira (17) uma reunião com coordenadores de alguns órgãos municipais que estão responsáveis pela elaboração e execução do dia “D” de vacinação contra a Raiva Animal em Timon.
A campanha de vacinação antirrábica acontece no próximo sábado (20) e terá o apoio da Vigilância Sanitária, Sistema único de Saúde – SUS, Ministério da Saúde, veterinários, biólogos e zootecnistas. A abertura da Campanha contra a Raiva Animal acontecerá a partir das 9h na sede do CCZ, que fica localizado na Rua 16 do Bairro Parque Piauí.
Na reunião, o diretor do CCZ, Paulo Júnior, decidiu, juntamente com os coordenadores de cada órgão, as especificações e logística da campanha. Segundo o diretor, os postos de vacinação serão distribuídos pela cidade, a fim de atender 100% da meta estipulada.
“Nós estaremos com 64 postos de vacinação espalhados em Timon. Teremos postos em escolas, secretarias, creches e praças. Serão 103 vacinadores, dentre Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes Comunitários de Endemias (ACE) e também equipes da SEMS. O secretário de Saúde, Márcio Sá, também tem se empenhado bastante para essa campanha. Nossa meta é cobrir Timon em sua totalidade, imunizando cães e gatos da cidade, e para isso, na próxima segunda-feira (22), estaremos levando a campanha para atender a demanda da zona rural”, comentou.
Posteriormente à reunião com os coordenadores, o diretor do CCZ realizou outra conversa direta, desta vez com os vacinadores e triadores responsáveis pela aplicação da vacina nos animais, onde foram definidas as rotas, distribuição das equipes de vacinação e também os procedimentos cabíveis para prestar à população uma política de saúde aceitável.
Para atender às exigências de saúde pública, a Prefeitura contará com o apoio de uma empresa que ficará responsável pelo recolhimento de todo o material utilizado no dia da campanha de vacinação e responsável pelo destino final e correto do lixo. “Para cada posto, disponibilizaremos recipientes para que os vacinadores descartem o material usado. Eles também receberão kits de Equipamentos de Proteção Individual – EPI e serão instruídos sobre normas de como conter, de forma segura, animais mais exaltados”, reforçou o diretor do Centro de Controle de Zoonoses, Paulo Junior.
É importante saber
Cães e gatos devem ser vacinados a partir dos 3 meses de idade, inclusive fêmeas que estiverem amamentando, prenhes ou no cio. O animal vacinado pela primeira vez deve ser revacinado após 30 dias. O proprietário deve solicitar informações sobre onde revacinar nos postos volantes. A rotina de banho e alimentação deve ser normal para o dia da vacinação. Os animais devem ser transportados com segurança, evitando acidentes. Cães bravos devem usar mordaças. Não é recomendado que crianças desacompanhadas de adulto levem animais para serem vacinados. A vacina é gratuita. (Assessoria)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com