Profissionais da Saúde e da Educação de Timon participaram hoje (13) de uma capacitação do Programa de Saúde na Escola (PSE). A atividade é dirigida aos profissionais que atuam no programa, para atualização 2014/2015. Enfermeiros, médicos, agentes comunitários de Saúde (ACS), professores e coordenadores estiveram presentes. As palestras contemplam vários temas: alimentação, metas e cronograma, prevenção e assistência social. O evento foi realizado na Fundação Cidadania, e o encerramento será às 17 horas.
O PSE é um programa do governo federal que visa favorecer a constituição e formação integral das crianças e adolescentes. Segundo Tuanny Christie, técnica do programa citado, o número de escolas que aderiram ao PSE aumentou de 26 para 39 da rede municipal. Neste ano, foram inclusas também três escolas da zona rural e mais três creches. O programa funciona com base na parceria entre Saúde e Educação; a Unidade Básica de Saúde (UBS) de cada região é responsável por uma escola. O agente de saúde lotado naquele posto é quem faz a ponte através da acuidade visual e avaliação antropométrica.
O Secretário Municipal de Saúde, Márcio Sá, abriu o evento relembrando a grande melhoria que a gestão tem feito nas escolas, como reformas, fardamentos e merenda escolar. “O PSE é um programa importantíssimo. O município aderiu para prestar melhores serviços à comunidade. A integração entre Saúde e Educação proporciona, sem dúvida, uma evolução para a Saúde dos nossos crianças e jovens”, comemora.
“O PSE veio para promover a intersetorialização entre os profissionais da Saúde e Educação, no sentido de promover ações de Saúde no âmbito da prevenção e contribuindo para hábitos de vida saudáveis entre os escolares, para que se tornem adultos saudáveis. O grande avanço do programa em Timon são os resultados satisfatórios, ampliando a atuação para zona rural, primeiramente nas localizações de Campo Grande, Castelo e Piranhas”, explica Rosenilda Torres, Coordenadora da Atenção Básica do Município.
A Coordenadora do PSE pela secretaria de saúde, Meyhellen Moura, foi uma das palestrantes. Além da explicação sobre os fundamentos do programa, foram ressaltadas também as instruções sobre a inclusão do sache Nutri-Sus nas creches. “Este é um micro suplemento que tem como principal objetivo prevenir a anemia infantil. O Ministério da Saúde tem criado iniciativas preventivas, porque percebeu que, se não cuidarmos, desde o início, da pessoa em sua totalidade, acontece a superlotação dos hospitais e muitas pessoas terminam não tendo oportunidade de uma vida saudável”, enfatiza. (Assessoria)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com