Banner02

Banner08

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Trecho que liga Av. MA a Ponte da Amizade pode desabar, diz engenheiro


Engenheiro alerta que a sustentação da alça é realizada apenas por fitas.
Falha estrutural gerou desnível no asfalto, mas a ponte não corre riscos.

A pavimentação que liga a Avenida Maranhão a Ponte Presidente José Sarney, mais conhecida como “Ponte da Amizade”, ligando as cidades de Teresina e Timon (MA), corre risco de desabamento caso as fitas metálicas sejam rompidas devido ao grande fluxo de automóveis. O engenheiro civil do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI) Paulo de Tarso declarou que a ponte em si não possui graves problemas, mas a pavimentação ao final da alça poderá desabar.
Foto: Carlienne Carpaso/G1
Desnível no asfalto denuncia falha estrutural na ponte
Paulo explicou que a estrutura da ponte está construída em uma camada profunda do solo e que esse espaço garante uma maior resistência. Já o encontro da ponte com a Avenida Maranhão, está em um aterro e foi feito por paredes verticais pré-fabricadas feitas de concreto armado. A ligação entre as placas é realizada por fitas metálicas e, segundo o engenheiro, o erro no encontro está nessa armação.

“O encontro com a ponte, que tem um aterro relativamente alto, é feito por paredes verticais pré-fabricadas, elas são placas de concreto armado intertrevados, ou seja, a parede de um lado equilibra a parede do outro através de fitas metálicas. O que eu pude analisar é a inexistência de uma placa de transição da ponte e as fitas que sustenta. Como as fitas não foram projetadas para essa sustentação, elas poderão romper e pavimento pode desabar”, declarou Paulo de Tarso.
Foto: Carlienne Carpaso/G1
Paulo de Tarso diz que desabamento poderá ocorrer na alça 
O autônomo Josiney Sousa Lima disse que chega a passar mais de quatro vezes pela ponte em um único dia. Em uma dessas passagens, ele percebeu o desnível no asfalto e um enorme buraco embaixo da ponte. A curiosidade de Josiney o fez parar o automóvel e analisar a estrutura ponte identificando que os blocos de concretos estão se desprendendo. 

“Eu sempre passo por essa ponte, chego a passar umas três ou quatro vezes por dia. Eu notei que quando descia na (Avenida) Maranhão tinha um buraco abaixo da descida. Um dia eu resolvi parar o carro, descer, verificar a situação e constatei que tinha um buraco muito grande. Na verdade isso já está com quase dois anos. Agora, eu vi que o problema está mais grave porque os blocos de concretos estão se desprendendo fazendo com que a rampa desça, podendo gerar um rachamento total e uma tragédia”, comentou Josiney.

A Ponte da Amizade foi construída em 2002 pelo Governo do Maranhão. Apesar de o problema estar situado no lado piauiense, a administração do Piauí afirmou que cabe ao vizinho a resolução de problemas referentes a ponte.

A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra/MA) informou, por meio de nota, que tomará conhecimento sobre a situação da Ponte da Amizade, para em seguida entrar em contato com o Governo do Piauí e avaliar as responsabilidades pela conservação do local.

>>Acompanhe o Blog do Ludwig Almeida pelo Facebook<<

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com