Banner02

Banner08

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Caminhada contra violência sexual infantil será realizada neste sábado em Timon‏‏‏‏‏‏

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), promove neste sábado, 17, uma caminhada de conscientização ao enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. O evento faz alusão ao dia Dia 18 de maio, data Nacional de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e à Campanha anual “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”.

Toda a sociedade civil está convidada a participar do ato que simboliza a culminância da Semana de Mobilização contra a violência sexual infantil, iniciada no dia 12 de maio.

“O intuito desta caminhada é sensibilizar e mobilizar toda a sociedade timonense para participar da luta em defesa dos menores”, destaca o gestor da Semdes, Saney Sampaio.

Toda a rede do governo municipal e estadual estará presente durante o evento, que terá início em frente ao Ginásio Francisco Carlos Jansen, a partir das 07h, e seguirá até a sede da Prefeitura do município. Serão entregues leques e panfletos à população informando sobre os perigos da violência sexual e como identificar casos e denunciá-los.

SEMANA DE MOBILIZAÇÃO AO ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA SEXUAL

Durante a Semana foram realizados vários eventos para fortalecer a política dos Direitos da Criança e do Adolescente contra a violência sexual. No início da semana, no dia 12, foi lançado na Câmara Municipal de Timon o Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra a Criança e o Adolescente.

O Plano servirá de instrumento orientador das ações municipais de enfrentamento à violência sexual frente à realidade do município de Timon, como, por exemplo, as medidas de proteção social e especial que serão tomadas, com atendimento especializado para a superação dos danos e riscos sofridos pelas vítimas e a responsabilização dos agressores. Sete eixos serão trabalhados pelo Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Contra a Criança e o Adolescente: análise da situação, mobilização e articulação, defesa e responsabilização, atendimento, prevenção, apoio a organizações de jovens e monitoramento e avaliação.

Já no dia 14 de maio foi lançado o II Fórum de Enfrentamento a Violência Sexual contra menores na Fundação Cidadania. Representantes da Prefeitura de Timon (Secretarias de Educação, Saúde, Esporte e Juventude, Fundação Cultural, Conselho Tutelar, Juizado da Infância e do Adolescente, Promotoria de Justiça e Polícia Militar e Desenvolvimento Social) realizaram a pactuação dos protocolos entre os poderes públicos e sociedade civil, com a finalidade de encaminhar e acompanhar as ações de enfrentamento à violência sexual.

Na quarta-feira, 15, uma capacitação sobre “Violência contra crianças e adolescentes: identificação dos casos de violência doméstica e exploração sexual e o processo de notificação”. A capacitação aconteceu para aproximadamente 300 professores da educação infantil e fundamental de escolas da zona rural e urbana de Timon, no auditório da Fundação Cidadania, nos turnos manhã e tarde. Os professores receberam orientações e foram apresentados a um projeto desenvolvido pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que visa levar para as escolas informações sobre a violência contra crianças e adolescentes.

Esta foi a segunda capacitação oferecida durante a Semana de Mobilização aos profissionais do município que lidam diariamente com famílias em que podem ser identificados casos de violência sexual infantil. A primeira atividade foi realizada na terça-feira, 13, na Fundação Cidadania, para enfermeiros profissionais de Estratégia Saúde da Família – ESF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com