Nesta quarta-feira (11), o médico urologista Danísio Marabuco fará uma palestra focalizando o tema “Novembro. Mês Mundial de Combate ao Câncer de Próstata” - Uma ideia que vai iluminar a saúde do homem, a partir das 10h, no auditório do Fórum Amarantino Ribeiro Gonçalves, na Rua Lizete de Oliveira Farias, S/N, no Bairro Parque Piauí, em Timon.
O médico Danísio Marabuco, divulgou na página do seu perfil no Facebook, que o objetivo da palestra visa dar continuidade ao seu trabalho que vem sendo desempenhado ao longo dos anos na prevenção e combate ao câncer de próstata.
Para ele, realizar exames é a melhor maneira de se prevenir contra o câncer de próstata. Sociedades médicas recomendam que homens acima dos 45 anos façam o exame de próstata anualmente, e acima dos 40 caso haja histórico familiar. O ritual compreende no toque retal e no exame de sangue, para checar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico). Havendo alguma suspeita, o paciente deve se submeter à biópsia da próstata. Somente com o resultado dessa análise do tecido é que poderá ser fornecido o diagnóstico.
Assim como em outros tipos de câncer, a idade é um marcador de risco importante, ganhando um significado especial no câncer da próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumentam exponencialmente após os 50 anos.
A história familiar de pai ou irmão com câncer da próstata antes dos 60 anos de idade é outro fator importante, podendo aumentar o risco de três a 10 vezes em relação à população em geral e refletir características herdadas e estilos de vida compartilhados entre os membros da família.
A influência da alimentação sobre a gênese do câncer ainda é incerta, não sendo conhecidos os exatos componentes ou mecanismos através dos quais ela pode influenciar o desenvolvimento do câncer da próstata. As evidências apontam que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e pobres em gordura, principalmente as de origem animal, não só ajuda a diminuir o risco de câncer, como também o risco de outras doenças crônicas não transmissíveis. (Do Blog Ademar Sousa)
Acompanhe o Blog do Ludwig Almeida pelo Facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com