Banner02

Banner08

sábado, 2 de novembro de 2013

Timon: Curso de Zootecnia do IESM já formou mais de 100 profissionais e aumenta procura pela área

Do Blog Ademar Sousa

O Instituto de Ensino Superior Multiplo – IESM, criado há quase de 10 anos, na cidade de Timon (MA), vem se consolidando como uma instituição de ensino superior particular, integrante do sistema federal de ensino, identificada por sua abrangência de caráter regional, comprometida com o desenvolvimento cientifico, econômico, profissional, social e cultural, na Região dos Cocais maranhenses. O IESM foi credenciado pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC, através da portaria n° 2535, de 19 de agosto de 2004. Atualmente, em Timon, é a faculdade que mais cresce tanto na questão de conceito quanto na questão de credibilidade entre os estudantes como um todo.
Sede da Faculdade IESM, em Timon
Desta forma, a faculdade IESM dispõe de uma estrutura invejável com seis cursos: Ciências Contábeis, Educação Física, Enfermagem, Letras Português/Inglês, Pedagogia e Zootecnia. Além disso, oferece ainda cursos de Extensão e Pós-Graduação. Três novos cursos serão implantados nos próximos dias. O IESM oferece ainda cursos de Extensão e Pós-Graduação. As inscrições continuam abertas para o vestibular 2014.1 até o dia 8 de novembro deste ano. Maiores informações pelo telefone: (99) 3212- 2185 ou no site: www.institutoiesm.com.br.

A exemplo do comprometimento científico, nestes quase 10 anos de atuação, destacamos o Curso de Bacharelado em Zootecnia, um dos primeiros  a ser implantado pela instituição. O citado curso de graduação cresceu consideravelmente em se tratando de resultados efetivos, pois já foram graduados  na área de Zootecnia cerca de 100 profissionais, que hoje atuam no mercado de trabalho, deste número de egressos, 06 (seis), conseguiram aprovação em programas de Pós-Graduação em nível de Mestrado em conceituadas universidades públicas brasileiras.

Soma-se  a estas experiências acadêmicas exitosas, as inúmeras publicações de discentes e docentes do curso em revistas e periódicos nacionais; e a recente aprovação de financiamento de projeto de pesquisa pela FAPEMA- Federação de Amparo a pesquisa  no Maranhão.

CURSO DE ZOOTECNIA

Professor Raniel  Lustosa de Moura
O coordenador do Curso de Zootecnia do IESM, professor Raniel Lustosa de Moura, procurador institucional do IESM e Doutorando em Ciência Animal (UFPI), em entrevista ao Blog Ademar Sousa, disse que a Zootecnia pode ser definida como a ciência que estuda a criação e o aperfeiçoamento dos animais de forma racional com fins econômicos. Além do mais, aliam-se atualmente novos elementos a este conceito, como os de bem-estar animal, etologia (comportamento animal) e sustentabilidade da produção visando segurança alimentar, o que torna o papel do Zootecnista mais significativo diante dos ditames sociais. Segundo ele, mais de 70 alunos estão cursando Zootecnia. O corpo docente do curso de Bacharelado em Zootecnia, é constiuído por Doutores, Doutorandos e Mestres.  Antônio Luis Galvão Almeida, Belisa Ramos Bezerra (Doutores); Celso Sampaio Ferreira e Clésia Maria Coutinho Bento (Especialistas); Conceição de Maria Dias da Silva (Mestre); Ediane Silva Lima e Francisco Arthur Arré (Especialistas); Gilson Lages Portela (Mestre); Leopoldina Almeida Gomes (Mestre Doutoranda); Mara Ramel de Sousa Silva (Doutora); Maria Dulce Pessoa Lima (Mestre); Flávio de Sousa Oliveira (Doutor); Maxwell Lima Reis, Nilton Andrade Magalhães, Elvania Maria da Silva Costa, Raniel Lustosa de Moura (todos Mestres Doutorandos) e Wilton Fontinele (Mestre).
Centro de Práticas Zootécnicas, na zona rural de Timon
Ainda nesta entrevista, o professor Raniel Lustosa de Moura, ressaltou a importância do Centro de Práticas Zootécnicas – CPZ, mantido pelo IESM na zona rural de Timon, contando com laboratórios especializados em: frango de corte, galinha de postura, codornas, coelhos, suínos, peixes, abelhas com ferrão e sem ferrão, fabrica de ração, setor de forragicultura (banco de proteínas, pastagem de capim Tanzânia em sistema de lotação rotacionada, capim andropogon, produção de palma forrageira, capineira de capim elefante, pastos de capim massai), além dos laboratórios no prédio da faculdade de parasitologia, citologia, química, microbiologia, anatomia e fisiologia animal. As práticas das disciplinas são realizadas também em outras instituições parceiras que apresentam convenio com o IESM, a exemplo da UFPI, EMBRAPA MEIO-NORTE, fazendas como a Noroeste, Santa Isabel e outras. Leia na integra a entrevista:

Blog Ademar Sousa - Em resumo: O que é Zootecnia?

Professor Raniel Lustosa de Moura - A Zootecnia pode ser definida como a ciência que estuda a criação e o aperfeiçoamento dos animais de forma racional com fins econômicos. Aliam-se atualmente novos elementos a este conceito, como os de bem-estar animal, etologia (comportamento animal) e sustentabilidade da produção visando segurança alimentar, o que torna o papel do Zootecnista mais significativo diante dos ditames sociais.
Professor Raniel Lustosa mostrando aviário com a criação de frangos
Blog Ademar Sousa – O Curso de Zootecnia foi implantado na Faculdade IESM há quantos anos?

Professor Raniel Lustosa de Moura - O Curso de Zootecnia da IESM na cidade de Timon (MA), foi autorizado através da portaria n° 350, de 31 de janeiro de 2006, publicado no Diário Oficial da União n°23, 01/02/2006.

Blog Ademar Sousa - Qual a duração do Curso de Zootecnia?

Professor Raniel Lustosa de Moura - Mínimo de cinco anos e máximo de sete anos.

Blog Ademar Sousa - O Curso de Zootecnia foi implantado na Faculdade IESM há quantos anos?

Professor Raniel Lustosa de Moura - O Curso de Zootecnia da faculdade IESM na cidade de Timon (MA), foi autorizado através da portaria n° 350, de 31 de janeiro de 2006, publicado no Diário Oficial da União n°23, 01/02/2006.

Blog Ademar Sousa – Desde a implantação do Curso de Zootecnia pelo IESM já foram lançados quantos profissionais no mercado de trabalho?

Professor Raniel Lustosa de Moura - Aproximadamente 100 profissionais.

Blog Ademar Sousa - Qual a importância do Curso de Zootecnia de maneira geral?

Professor Raniel Lustosa de Moura - Formar técnicos com capacitação superior para atuar junto ao meio de produção, pesquisa, ensino e extensão zootécnica, através da aplicação dos fatores de produção; Contribuir para o aumento da produtividade animal que atenda aos interesses sociais da comunidade local e regional; Assegurar a formação de profissionais aptos a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, sócio-econômicos, gerenciais e organizativos; Utilizar de forma racional os recursos naturais disponíveis, além de conservar o equilíbrio do ambiente.
Criatório de codornas no CPZ
Blog Ademar Sousa – Como se dá a atuação dos profissionais depois de formados na área de Zootecnia?

Professor Raniel Lustosa de Moura - O Zootecnista estuda e orienta sobre métodos de manejo e conservação de pastagens, pesquisa e melhora geneticamente os animais, supervisiona e assessora as sociedades de registros genealógicos, exposições e feiras agropecuárias, elabora planos de nutrição para os animais mediante as exigências de cada categoria, define planos de manejo reprodutivo, sanitário e alimentar de bovinos, eqüídeos, caprinos, ovinos, aves, suínos, peixes, abelhas, rãs, escargot e animais silvestres de interesse na produção de alimentos. Elabora projetos agropecuários, planeja, executa e supervisiona construções rurais em geral e instalações para animais em particular, estuda a capacidade de uso das terras para pastagens sua natureza e a correção da fertilidade e desenvolve atividades de assistência técnica e extensão rural. Pode dirigir instituições de ensino, em qualquer nível; lecionar em escolas de Educação básica,  e com complementação pedagógica poderá   ministrar disciplinas ligadas à produção animal no âmbito de graduação, pós-graduação em instituição de ensino superior.

Blog Ademar Sousa - Há um mercado promissor neste sentido?

Professor Raniel Lustosa de Moura - Segundo previsão da FAO, até o ano de 2015 haverá necessidade de se dobrar a quantidade de carne produzida, atualmente na ordem de 258 milhões de toneladas. Para os países emergentes, até 2020, esperam-se incrementos anuais na ordem de 1,8 e 3,3% para carne e leite, respectivamente. Esses números são ao mesmo tempo espetaculares e assustadores e tudo isso leva a crer que a Zootecnia, como a ciência da produção animal, irá liderar o setor pecuário.

Blog Ademar Sousa - Além das aulas teóricas, os alunos têm aulas práticas em local adequado?

Professor Raniel Lustosa de Moura - A instituição possui um centro de práticas Zootécnicas com laboratórios especializados em: frango de corte, galinha de postura, codornas, coelhos, suínos, peixes, abelhas com ferrão e sem ferrão, fabrica de ração, setor de forragicultura (banco de proteínas, pastagem de capim tanzânia em sistema de lotação rotacionada, capim andropogon, produção de palma forrageira, capineira de capim elefante, pastos de capim massai), além dos laboratórios no prédio da faculdade de parasitologia, citologia, química, microbiologia, anatomia e fisiologia animal. As práticas das disciplinas são realizadas também em outras instituições parceiras que apresentam convenio com o IESM, a exemplo da UFPI, EMBRAPA MEIO-NORTE, fazendas como a Noroeste, Santa Isabel e outras.

Blog Ademar Sousa - Nesta Região Meio Norte, o IESM partiu na frente ao implantar o Curso de Zootecnia?

Professor Raniel Lustosa de Moura - Sim, o curso mais próximo no Maranhão é o de Chapadinha (UFMA) a 250 km, a instituição disponibilizou um curso pioneiro na região, e vem se destacando entregando profissionais capacitados para sociedade que orientam a produção de alimentos de origem animal com qualidade e quantidade. 

Blog Ademar Sousa – Diante da importância do Curso de Zootecnia, cresce a procura pela profissionalização na área?

Professor Raniel Lustosa de Moura - Sim, há dez anos atrás era um profissional desconhecido no Norte e Nordeste brasileiro, no entanto, tanto nessas regiões como nas demais do Pais, o curso de Zootecnia vem apresentando uma crescente elevação no números de profissionais que são disponibilizados no mercado de trabalho.

Blog Ademar Sousa - Os salários são atraentes para os profissionais da área de Zootecnia. Ou alguns atuam em seus próprios negócios?

Professor Raniel Lustosa de Moura - O piso salarial da categoria é o mesmo do médico veterinário e do engenheiro agrônomo que é de seis salários mínimos, mas apresenta uma grande oscilação que vai de 2.000,00 a 10.000,00 reais, dependendo das instituições ou empresas e ainda o cargo que o profissional está lotado. Uma grande parte dos egressos do curso de Zootecnia abrem seu próprio negócio, como casas agropecuárias ou de rações, fábricas de rações, administram suas propriedades nas áreas da Piscicultura, Bovinocultura de leite e corte.

Blog Ademar Sousa – A Faculdade IESM ensina aos seus alunos de Zootecnia tanto na parte teórica quanto na parte de prática, pois existe um centro de treinamento para isso.  Na verdade, como o senhor explica essa parte de produção e comercialização, no caso da Empresa Júnior.  Gostaria que explicasse de forma mais clara possível sobre a criação de frangos, suínos, codornas e etc.

Professor Raniel Lustosa de Moura - Os nossos alunos colocam em prática o que aprendem na teoria em sala de aula, e em nosso centro de práticas Zootécnias – CPZ, eles como Empresa Jr. atuam do preparo das instalações, compra de insumos, todas parte de manejo sanitário, reprodutivo e alimentar, até o abate e comercialização dos animais. Assim esses profissionais são treinados para administrar empresas rurais do planejamento ao fechamento com o balanço econômico da atividade.
Criatório de codornas no CPZ
Blog Ademar Sousa – Como funciona o Centro de Práticas de Zootecnia. Quantos hectares e a sua importância para os alunos?

Professor Raniel Lustosa de Moura - Ele é coordenado dela Empresa Jr. do curso de Zootecnia e um coordenador do CPZ (professor) que é um egresso da instituição, sob orientação na implantação de culturas da coordenação do curso, estando disponível para aulas práticas para os alunos, trabalhos de iniciação cientifica, trabalho de conclusão de curso e desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão. 14,6 ha, o CPZ é de fundamental importância, porque sem ele as práticas que o curso deve disponibilizar para os alunos ficaria limitado a visitas técnicas em empresas rurais, que não permitem a modificação no manejo dos seus sistemas de manejo, dificultando o processo de ensino aprendizado.

Blog Ademar Sousa – Atualmente, quantos alunos estão cursando Zootecnia no IESM?

Professor Raniel Lustosa de Moura - Algo em torno de 70 alunos.

Blog Ademar Sousa – O Curso de Zootecnia é mais procurado pelos homens ou mulheres estão entrando também na área?

Professor Raniel Lustosa de Moura - Hoje tanto na nossa instituição como em outras a porcentagem está aproximadamente 50 % para alunos do sexo feminino e 50% do sexo masculino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com