A região leste do Maranhão receberá 25 profissionais do programa 'Mais Médicos'. Na região, Codó vai receber seis médicos estrangeiros, Caxias receberá seis médicos, Coelho Neto e Coroatá receberão três médicos cada, Alto Alegre do Maranhão e Timbiras receberão dois médicos cada e Peritoró receberá um médico.
Codó fez um pedido maior que muitas cidades do interior do Maranhão. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Codó, atuam hoje no município mais de 50 médicos, mas o número é insuficiente para atender a demanda. “Nós solicitamos 18 médicos, na primeira etapa foram seis. O Ministério da Saúde informou que até março deve estar suprindo todos os municípios em todas as carências de profissionais de atenção básica repassadas”, disse Cláudio Paz, Secretário Municipal de Saúde de Codó.
Em Codó, serão seis novos médicos, que ajudarão na prevenção e combate a doenças. A cidade tem 17 unidades básica de saúde. Dessas, cinco ficam na zona rural, onde o papel dos médicos é muito importante e a atenção primária é fundamental. “A atenção primária é capaz de prevenir ou iniciar o tratamento de cerca de 85% das doenças que normalmente nós convivemos, como diabetes e hipertensão. Nela somos capazes de prevenir complicações naturais da doença”, explicou o médico José Carlos Santos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com