Com o propósito de intensificar a prevenção, o combate e o tratamento de doenças que acometem homens, sobretudo o câncer de próstata, a Prefeitura de Timon, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lançou na manhã desta terça-feira (12), na Fundação Cidadania, a campanha Novembro Azul. A solenidade contou com a presença do prefeito de Timon, Luciano Leitoa, secretários municipais, vereadores e outras autoridades.
Luciano Leitoa participou do lançamento da campanha |
A exemplo do Outubro Rosa – campanha voltada para a Saúde da Mulher – o movimento Novembro Azul acontece pela primeira vez na cidade de Timon. “Essa é uma campanha de grande importância, porque o homem é muito mais receoso quanto à realização de procedimentos de saúde, e a intenção é justamente mudar o pensamento do público masculino, a fim de diminuir o medo, a vergonha e o preconceito que giram em torno desses procedimentos, em especial o exame de próstata, que pode ajudar a salvar muitas vidas, porque proporciona o tratamento precoce da doença”, comentou o prefeito Luciano Leitoa.
O câncer de próstata é o segundo tumor mais frequente em homens e o sexto tipo mais comum no mundo. Alguns desses tumores podem crescer rapidamente e atingir outros órgãos, podendo levar à morte. Preocupada com o problema, “a Prefeitura de Timon coloca à disposição da cidade, não somente no período da mobilização do Novembro Azul, e sim durante todo o ano, os serviços necessários para o diagnóstico e tratamento, não apenas do câncer de próstata, mas também de outras doenças comuns em meio ao público masculino”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Márcio Sá.
De acordo com o coordenador da Auditoria e Controle da Saúde de Timon, Dr. Marciano Silveira, é importante mobilizar a população masculina e levar a uma consciência da importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença. “O objetivo maior é acabar com o preconceito que existe em torno do exame de detecção da doença. Anos atrás, o preconceito era voltado para as mulheres que realizavam o exame de prevenção. Hoje, seja em casa, no ambiente de trabalho ou até na feira, toda mulher fala sem medo que faz o exame. E o que nós pretendemos é que o homem também chegue a esse nível de consciência”, comentou Marciano Silveira.
Atendimentos
Conforme explicou a gerente de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), Suely Martins, até o dia 30 de novembro, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e a Policlínica trabalharão com procedimentos preventivos do câncer de próstata, através de abordagem, solicitação de ultrassonografia e de PSA (Antígeno Prostático Específico), exame preventivo que detecta doenças que acometem a próstata.
O PSA estará também será realizado em outros pontos da cidade, como no nos bairros Parque Alvorada, Mutirão, e Conjunto Boa Vista. A enfermeira Suely Martins explicou que, mediante qualquer ocorrência, os pacientes serão encaminhados para o urologista ou, quando necessário, para o tratamento de oncologia.
“Durante a campanha, serão realizadas 60 consultas semanais para urologia e no dia 30, que é o dia D de prevenção, serão realizadas 120 consultas. Estes pacientes terão retorno no mês seguinte, fazendo seus tratamentos no próprio município”, conta a enfermeira. A coleta para o exame de PSA acontecerá no horário das 7h às 9h da manhã, e deve ser feita em jejum. Também serão realizadas palestras e panfletagens do dia 25 ao dia 29 em locais como a Ceasa, a rodoviária e sinais de trânsito, com o intuito de despertar nos homens o interesse pela prevenção de doenças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com