Representantes dos municípios que compõem a Região da Comissão Intergestora Regional - CIR 17 (composta pelos municípios de Timon, Parnarama, Matões e São Francisco do Maranhão) discutem desde o início do ano a pactuação de um novo modelo organizacional de Redes de Assistência em Saúde (RAS) para a região.
Em repouso cirúrgico, Marco Simão coordenou a reunião de sua residência |
Secretários de saúde dos municípios integrantes, sob a coordenação do Gerente Regional, Marco Simão, participaram de diversas reuniões para discussões que trataram da estruturação das RAS como estratégia para superar a fragmentação da atenção e da gestão nas Regiões de Saúde, bem como aperfeiçoar o funcionamento político-institucional do SUS com vistas a assegurar ao usuário o conjunto de ações e serviços que necessita com efetividade e eficiência.
O modelo das RAS será composto inicialmente por três redes. A primeira é a Rede Cegonha, caracterizada pela assistência materno infantil. Nesta rede os municípios devem se estruturar para promover melhor qualidade ao pré-natal, assistência ao parto e atenção às crianças. A segunda é a Rede de Urgência e Emergência, que prevê a regionalização do SAMU. A proposta é que a cidade de Timon seja a sede, abrigando 02 ambulâncias avançadas e 05 básicas, e os demais municípios ficariam de posse das ambulâncias de unidades básicas.
A última, denominada Rede Psicossocial objetiva a reestruturação da assistência à saúde mental. De acordo com essa rede, Timon ficará com o CAPs Infantil, o CAPs AD (Álcool e Drogas) e o CAPs III (Adulto com internação 24h), sendo que este servirá de referência para os demais municípios. A cidade de Matões terá o CAPs AD III, Parnarama com o CAPs Infantil e o município de São Francisco com o CAPs I.
"O objetivo dessas Redes é promover a integração sistêmica, de ações e serviços de saúde com provisão de atenção contínua, integral, de qualidade, responsável e humanizada, bem como incrementar o desempenho do sistema em termos de acesso, equidade, eficácia e eficiência econômica", destaca Marco Simão, Gerente Regional de Saúde.
As reuniões foram efetivadas com o propósito de organizar todas as ações e serviços que vão beneficiar a população da região, mostrando o empenho dos secretários e de sua equipe técnica, bem como o compromisso do Gestor Regional Marco Simão, que mesmo diante de uma indisponibilidade de saúde, fez questão de conduzir as discussões que foram sediadas, algumas vezes, em sua residência. “A participação dos secretários e seus assessores, foi de grande valia para a finalização dessas pactuações, demonstrando o interesse e compromisso de todos para trazer melhorias para a região”, finalizou Marco Simão.
(Da assessoria)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com