Banner02

Banner08

domingo, 22 de setembro de 2013

TCU começa a investigar a farra do cotão

Tribunal de Contas vai analisar se houve irregularidades no uso da cota parlamentar por deputados e senadores. Quatro já sofrem investigações na Corregedoria da Câmara. Reportagens do Congresso em Foco mostraram desvios


Ministro autorizou técnicos do TCU a fazerem
 diligências sobre o uso da cota
O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Walton Alencar Rodrigues determinou, na última quarta-feira (18), a abertura de investigação sobre as irregularidades no uso da cota parlamentar para o aluguel de veículos e escritórios parlamentares. Fazem parte do processo dois senadores e 18 deputados federais. No mesmo dia, Rodrigues determinou o início de diligências para apurar os casos.

Série de reportagens do Congresso em Foco publicadas desde agosto mostram que a Câmara já gastou mais de R$ 31 milhões apenas com o aluguel de veículos e outros R$ 22 milhões com combustíveis desde o ano passado. Os carros são alugados pelos deputados, que, mediante apresentação de comprovante, são ressarcidos pela Casa. O dinheiro faz parte de uma cota a que deputados e senadores têm direito a receber para custear gastos relacionados ao mandato, como transporte, divulgação da atividade parlamentar, alimentação e hospedagem.

Em 10 de setembro, o comerciante e ativista contra a corrupção Lúcio Batista (Lúcio Big), apresentou ao TCU uma lista com todos os nomes. Por não ser da alçada do TCU, um deputado distrital apresentado fica de fora do processo. O caso deve ser repassado ao Tribunal de Contas do Distrito Federal. Após verificação inicial feita pela Secretaria de Controle Externo da Administração do Estado da corte de contas, a denúncia voltou ao ministro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com