Banner02

Banner08

domingo, 22 de setembro de 2013

70% dos municípios do MA enfrentam problemas com o crack

Pelo menos 40 cidades no estado foram classificadas pela CNM

Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), 70% das cidades do Maranhão tem usuários de crack. A confederação implantou um observatório permanente sobre o crack e outras drogas (Observatório do Crack) e todos os anos publica o Mapa do Crack, um retrato de como a droga está afetando os municípios brasileiros e as principais regiões atingidas. São Luís foi apontada como a de maior número de usuários. O dado é um alerta para a expansão do consumo da droga, sobretudo após a publicação, na quinta-feira, dia 19, de uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), segundo a qual cerca de 370 mil brasileiros de todas as idades usaram regularmente crack e similares (pasta base, merla e óxi) nas capitais ao longo de pelo menos seis meses em 2012.

No mapa da CNM, os municípios são classificados como alto, médio e baixo nível de problemas relacionados com o tráfico e consumo do crack. Além de São Luís, outros 40 municípios foram classificados em nível alto de problemas relacionados ao crack. Na lista estão cidades como Caxias, Açailândia, Barra do Corda, Chapadinha, Alcântara, São José de Ribamar e cidades pequenas como Brejo, Loreto, Bom Jesus das Selvas e Itinga do Maranhão.

Criado em 2010 para atender às demandas municipais, o Observatório do Crack é uma iniciativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) que tem como objetivo disponibilizar informações sobre a circulação e o consumo de drogas no Brasil. O estudo, que se encontra em sua 3ª edição, constatou que o crack é um problema dissipado em 98% Municípios brasileiros pesquisados.

(Com informações de O Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com