Banner02

Banner08

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Secretaria de Educação faz capacitação sobre PDDE Escola do Campo

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), faz mais uma capacitação nesta manhã (13), no Centro de Treinamento prof. Wall Ferraz. O assunto foi o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Escola do Campo. O objetivo do programa é promover ações de melhoria da qualidade de ensino nas escolas da rede pública que tenham alunos matriculados nas séries iniciais do Ensino Fundamental em classes multisseriadas localizadas no campo. 36 escolas municipais da zona rural foram beneficiadas com o programa neste ano.
Secretaria de Educação faz capacitação sobre PDDE Escola do Campo
O PDDE Escola do Campo é um repasse financeiro para contratação de mão-de-obra e outra despesas necessárias à manutenção, conservação e pequenos reparos nas escolas, além da aquisição de mobiliário escolar e outras ações de atividades educativas e pedagógicas em turmas multisseriadas.

Uma das coordenadoras do PDDE no município, Maria Ana Sá, explica como funciona do PDDE Escola do Campo. “Ele não é um recurso anual como o PDDE. Ele vem de acordo com a necessidade da escola, por isso na hora de fazer o cadastro no sistema do MEC, é importante ter a documentação fotográfica. E, por isso também, as escolas que receberam no ano passado não receberão neste ano”, explicou.

“Estamos passando aos gestores das escolas as informações necessárias sobre o programa e orientando sobre o cadastro que devem fazer até o dia 30 de agosto. Qualquer dúvida é só procurar a equipe do PDDE na Secretaria de Educação”, concluiu Maria Ana Sá.

Estado realizará mutirão de cirurgias de catarata em Timon

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Prefeitura Municipal de Timon e o Governo Federal, realizará um mutirão de cirurgias de catarata em Timon, no período de 15 a 18 de agosto, no Hospital Regional Alarico Pacheco. O objetivo é facilitar o acesso da população ao tratamento oftalmológico.

Após processo licitatório, quatro empresas foram contratadas para realizar os procedimentos de diagnóstico e tratamento cirúrgico de catarata. Ao todo, pacientes de 181 cidades maranhenses deverão ser atendidas no programa executado pela SES.

O número de pacientes atendidos dependerá da demanda existente em cada região, com a recomendação de que deverão ser assistidos todos os que já operaram um dos olhos e ainda necessita fazer o mesmo procedimento no outro. 

A catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho). O cristalino normalmente é transparente. Ele atua como a lente de uma câmera, enfocando a luz conforme ela passa para dentro do olho. Conforme envelhecemos, as proteínas do cristalino começam a se degenerar e ele se torna opaco. Depois dos 40 anos, o formato do cristalino pode mudar. Isso permite que o cristalino concentre o foco em um objeto, não importando sua distância. As proteínas do cristalino começam a se degenerar e ele se torna opaco. O que o olho vê pode parecer turvo.

Glaucoma

O mutirão também vai abranger o tratamento do glaucoma, que começará simultaneamente com o da catarata, mas terá tempo de execução mais prolongado – inicialmente de um ano. Neste caso, a SES solicitou dos municípios que façam a triagem dos pacientes para que eles sejam tratados pelos oftalmologistas integrantes do programa.

Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira. 

Há vários tipos de glaucoma. O glaucoma crônico simples ou de ângulo aberto, que representa mais ou menos 80% dos casos, incide nas pessoas acima de 40 anos e pode ser assintomático. Ele é causado por uma alteração anatômica na região do ângulo da câmara anterior, que impede a saída do humor aquoso e aumenta a pressão intraocular. O tratamento é clínico e à base de colírio.

(Com informações da prefeitura de Timon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com