A redução dos índices de transmissão vertical (de mão para filho) de sífilis e HIV faz parte das metas estipuladas pela Rede Cegonha, programa que está sendo implantado pelo Governo Federal em todo o Brasil. Essas e outras informações estão sendo repassadas aos profissionais que atuam na Atenção Básica e em unidades hospitalares da Regional de Timon durante a I Capacitação para Testagem Rápida em HIV/Sífilis e Hepatites Virais que aconteceu no auditório do Laboratório de Análises Clínicas (LAC) nos dias 29 e 30 deste mês.
Profissionais de saúde |
O curso foi oferecido para os enfermeiros que atuam no Programa Saúde da Família da zona rural de Timon, bem como enfermeiros que trabalham no Hospital do Parque Alvorada, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Hospital Regional Alarico Pachêco. As outras 20 vagas foram distribuídas aos municípios de Matões, Parnarama e São Francisco.
Coordenadora Luciana Ramos |
Segundo a coordenadora de Educação e Saúde da Regional de Saúde de Timon, Luciana Ramos, uma das exigências da Rede Cegonha é a descentralização dos testes rápidos para as Unidades Básicas de Saúde. “Por isso, resolvemos fazer essa parceria com os municípios para treinar esses profissionais da nossa Regional”.
Secretário de Saúde Márcio Sá |
O secretário municipal de Saúde, Márcio Sá, destacou que a Rede Cegonha é de extrema importância para a melhoria dos serviços prestados à saúde da mulher e que os profissionais precisam se qualificar para que a Rede seja efetivada da forma como preconiza o Ministério da Saúde.
Os técnicos do Departamento de DST/AIDS da Secretaria Estadual de Saúde (SES/MA) junto com a Regional de Caxias aplicaram o treinamento durante dos dois dias. Foram abordados, o diagnóstico do HIV e a triagem de Hepatites/HIV/Sífilis.
Rede Cegonha
De acordo com Amparo Cardoso, da SES/MA, a Rede Cegonha visa o fortalecimento do pré-natal e os exames para a detecção de HIV e Sífilis fazem parte das ações estabelecidas pela Rede.
Coordenadora, enfermeira Cristina Alves |
Também participaram da abertura do evento o coordenador do Programa Saúde da Família de Timon, Francisco Formiga, a coordenadora municipal do Programa de DST/AIDS e Hepatites Virais, Cristina Alves e a coordenadora de Vigilância em Saúde, Rita Porto.
Mais sobre os Testes Rápidos
O Ministério da Saúde vem implementando estratégias para ampliar o acesso ao diagnóstico do HIV, Sífilis e Hepatites Virais, especialmente em gestantes e populações mais vulneráveis. O diagnóstico durante o Pré-Natal possibilita que sejam realizadas as intervenções durante a gestação e o parto, reduzindo assim a transmissão vertical.
Os teste rápidos fazem parte dessa estratégia e podem ser utilizados fora do ambiente laboratorial por profissionais capacitados. Os enfermeiros podem realizá-los, desde que estejam devidamente treinados para isso, segundo o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN).
A testagem rápida foi instituída por portaria ministerial em julho de 2005 considerando, entre outros fatores, a ausência de uma rede de laboratórios que permita um atendimento eficiente e integral da demanda de testes anti-HIV.
(Com informações da prefeitura de Timon)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com