Campanha de Multivacinação começa amanhã(24).
Campanha da Multivacinação de Timon |
O Dia “D” da Campanha de Multivacinação começa amanhã, 24. Em Timon, será lançada no Posto de Saúde do bairro Cidade Nova às 8h. A Campanha tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal das crianças menores de 5 anos.
Todos as crianças menores de 5 anos (0 a 4 anos 11meses e 29 dias) deverão ser levadas a um posto de vacinação para que a caderneta seja avaliada e o esquema vacinal atualizado, de acordo com a situação encontrada.
No Dia “D”, a Secretaria Municipal de Saúde de Timon (SEMS) vai disponibilizar 30 postos na zona urbana e 44 na zona rural. Depois desse dia, as crianças devem ser levadas às salas de vacina da rede pública, que somam 38 postos. Estão envolvidos nesta ação, 135 profissionais.
Campanha
Na campanha, serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil: BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).
Hoje, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece ao público infantil vacinas para 18 tipos de doenças, sendo 90% delas são produzidas no Brasil. As crianças, especialmente as menores de cinco anos, só ficam protegidas, de fato, quando completarem todo o esquema vacinal, que no Brasil, em sua maioria, é feito em mais de uma dose, acrescida do reforço. O público nesta faixa etária é de, aproximadamente, 14,4 milhões de crianças.
Prefeitura tem projeto aprovado para o Fundo Nacional do Meio Ambiente
Microbacia do Riacho Roncador |
Conhecido como um local de grande potencial turístico e de grande concentração de riachos e nascentes, a microbacia do Riacho Roncador é alvo de projeto de recuperação e preservação, elaborado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semarn). O Projeto de Recuperação e Preservação das Nascentes e Cursos D’água da Microbacia do Riacho Roncador é o primeiro projeto da Semarn a ser eleito para receber o Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA).
Criado através da Lei Nº 7.797/ 1989, o FNMA tem como objetivo apoiar projetos que visem ao uso racional e sustentável de recursos naturais, incluindo a manutenção, melhoria ou recuperação da qualidade ambiental no sentido de elevar a qualidade de vida da população brasileira. O projeto elaborado pela Semarn foi enviado por meio de demanda espontânea e concorreu na categoria mais disputada: Águas e Florestas, que está ligada à recuperação de áreas degradadas, agroecologia e uso múltiplo de vegetação nativa.
De acordo com o secretário da Semarn, Jorge Rios, “trata-se de um projeto piloto que visa realizar um diagnóstico para avaliação de impactos ambientais e implantar uma tecnologia de recuperação das áreas de preservação permanente das nascentes e cursos d’água da microbacia do Riacho Roncador”.
O projeto está em fase de encaminhamento ao Sistema de Convênios (Siconv), que controla as transferências voluntárias da União e imprime mais eficiência, agilidade e, especialmente, mais transparência ao processo de liberação de recursos. Após isso, será feita a deliberação do Conselho do FNMA e, em seguida, agentes locais participarão de capacitação em Brasília sobre educação ambiental e técnicas de recuperação.
O último passo será a assinatura do contrato de repasse para receber o recurso de execução do projeto, que pode variar de 100 a 300 mil reais. O prazo para execução é de 12 meses, e o projeto será realizado no ano de 2014.
(Com informações da prefeitura de Timon)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com