Banner02

Banner08

terça-feira, 4 de junho de 2013

Programação marca instalação do Corpo de Bombeiros em Timon

Nesta semana acontece ampla programação para marcar o início das atividades do Corpo de Bombeiros em Timon, localizado na Avenida Presidente Médice, Bairro Mateuzinho. O grupamento para iniciar os trabalhos no Município contará com 20 praças e cinco oficiais. A inauguração oficial será nesta sexta (7), às 17h, com a presença de autoridades estaduais e municipais do Maranhão e Piauí.

O prefeito Luciano Leitoa, a fim de agilizar a implantação da sede do Corpo de Bombeiros, realizou adaptações necessárias na área onde hoje funciona a Guarda Municipal e o Complexo Esportivo, reconhecendo a necessidade e importância do Grupamento no município de Timon.

Programação

Um grupo de 34 militares participará às 15h desta terça (4), de uma qualificação profissional de combate a incêndios, na sede do Corpo de Bombeiros de Teresina. Já nos próximos dias 5 e 6, os bombeiros realizarão palestras em escolas municipais e estaduais de Timon. “Vamos falar sobre o que é o Corpo de Bombeiros e quais medidas devem ser tomadas em caso de emergência. Serão feitas palestras educativas sobre acidentes domésticos, primeiros socorros, prevenção contra incêndios e como agir em caso de vazamento de gás GLP (gás de cozinha)”, adiantou Wellington Reis, comandante do 7º Grupamento de Bombeiros Militares.

Também como parte da programação, serão realizadas demonstrações técnico-profissionais dos bombeiros nas viaturas, por meio de simulação de situações de combate a incêndios, tipos de salvamento no ar, terra ou na água e, ainda, orientações em caso de acidentes no trânsito. De acordo com Wellington Reis, outras demonstrações estão previstas na semana de inauguração do Corpo de Bombeiros, como a exposição de viaturas, materiais e equipamentos operacionais.

No dia 6 de junho, a partir das 18h, na Praça São José, Centro, acontecerá apresentação cultural com a presença de banda formada por militares do Corpo de Bombeiros.

Prevenção

O Major Wellington Reis explicou que a realização de vistoria em prédios públicos e estabelecimentos comerciais estará entre as várias intervenções a serem operacionalizadas pelos bombeiros em Timon. “Iremos realizar orientações preventivas direcionadas à regularização dos sistemas de prevenção contra incêndios”, finalizou.

Semed realiza formação continuada para educadores da zona rural

Formação continuada para professores de Timon
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) promove hoje (4), e amanhã (5), mais uma formação continuada para os professores da zona rural. O intuito é discutir a educação no campo, as dificuldades encontradas pelos alunos e formas de superá-la tendo em vista as deficiências históricas de décadas nas escolas do campo, em relação à zona urbana.

A secretária de Educação, Dinair Veloso, falou da necessidade das formações continuadas e capacitações para os profissionais da Educação como um dos pontos para a diminuição da disparidade entre alunos da zona urbana e zona rural. “Não teremos um desenvolvimento educacional se não investirmos na formação continuada, porque é aqui que renovamos e adquirimos conhecimento, que discutimos dificuldades e êxitos para mudarmos os índices educacionais do campo e de nossa cidade.”

O foco principal é melhorar os índices educacionais dos alunos das unidades escolares do campo voltado aos processos para a alfabetização e o letramento. “O nosso objetivo é trabalhar aqui a multidisciplinaridade que deve ser levada para a sala de aula”, falou Pablo Rodrigo Martins, coordenador da Educação no Campo.

Socorro Sousa, que também coordenadora da Educação no Campo, pediu aos professores e coordenadores da zona rural que tenham dedicação especial aos alunos. “Temos que ter uma atenção especial com os alunos do campo porque são anos e anos de discriminação com as pessoas da zona rural. Vamos discutir aqui alternativas e sugestões para o processo de alfabetização e letramento para este público especial”, falou.

Formação

Os professores e supervisores elogiaram o evento e afirmaram que as formações são importantes para o desenvolvimento dos seus trabalhos no ambiente escolar. “É importante para o desenvolvimento das atividades na sala de aula e pela realidade que alunos e nós professores enfrentamos no dia a dia”, afirmou Maria da Silva, professora no povoado Formigas.

(Com informações da prefeitura de Timon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com