Regras aprovadas na Câmara elevam limite mínimo para população dos novos municípios
O Estado
O presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, deputado André Fufuca (PSD), avaliou ontem que pelo menos 30% dos 32 povoados que já tiveram aprovados na Casa requerimentos para a emancipação – de acordo com as regras de resolução legislativa de 2011 – devem ser impedidos de transformar-se em municípios se os novos critérios aprovados pela Câmara dos Deputados, na terça-feira à noite, forem confirmados pelo Senado.
Entre as exigências do Projeto de Lei Complementar 416/08, do Senado, que regulamenta a criação de municípios, e aprovado pelos deputados federais por 319 votos a 32, está a de que os novos e os remanescentes deverão ter população pelo menos igual ao que se convencionou chamar no PL de “mínimo regional”. “Esse número será calculado a partir da média nacional de habitantes”, explicou Fufuca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com