Do G1 MA
Um dos principais pontos turísticos de Caxias, as ruínas do Quartel da Balaiada está comprometido. O local está cheio de mato, cupins e sem iluminação adequada.
Quem passa pela Avenida General Sampaio, próximo ao Morro do Alecrim, encontra o local. “Aqui está um pouco da história de nossa cidade, mas é triste ver a condição em que ele está, jogado, como se não fosse um grande ícone da cidade”, contou o estudante Vinícius Diogo.
Local é um dos principais pontos turísticos da cidade |
As ruínas datam do século XVII e contam um pouco da revolta de caráter popular no interior da então província do Maranhão. A revolução ganhou o nome ‘Balaiada’, porque balaio era o apelido de um de seus principais líderes, Manoel Francisco dos Anjos Ferreira. Participaram do movimento trabalhadores, escravos e fugitivos prisioneiros. O motivo era a disputa pelo controle do poder local.
Mas esse pedaço importante da história da cidade está comprometido devido ao abandono. O lugar, que é o principal ‘cartão-postal’ da cidade espera por uma revitalização. “A Balaiada é um marco histórico tanto para Caxias, como para o Nordeste. Então acho que deveria haver um projeto de conservação para a cidade ganhar com isso”, disse o estudante universitário Rafael Santana.
A cerca que protegia o local está cheia de cupins e o mato está espalhado por todo o lado, inclusive sobre a iluminação nos paredões de pedra. “Pretendemos restaurar. Isso aqui é nossa história. Falta colocar placar turística, como toda a estrutura, com a história da Guerra da Balaiada e isso já estamos providenciando”, contou Leonardo Barata, secretário municipal de cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com