Cerca de 300 pessoas, entre empreendedores formais, informais e potenciais empreendedores da região de Timon participaram da Oficina Sebrae de Empreendedorismo (OSE), que foi realizada de 6 a 10 de maio em Timon, no leste Maranhense. A capacitação é a segunda realizada este ano no Maranhão.
A OSE é uma moderna tecnologia de educação empreendedora em massa, que capacita pessoas interessadas em iniciar seu próprio negócio, oferecendo aos participantes, conhecimento sobre os produtos e serviços do Sebrae. A metodologia foi criada no estado do Acre em 2002, atualizada pelo Sebrae do Rio Grande do Norte e passou a ser utilizada em vários estados, como é o caso do Maranhão.
Durante os cinco dias de atividades, foram realizadas oito palestras, que chegaram a reunir 416 participantes. 778 orientações empresariais foram feitas e 71 empresas locais receberam consultoria especializada dos consultores presentes, totalizando 1615 ações executadas na OSE Timon.
Segundo a gerente da unidade regional do Sebrae Maranhão em Caxias, Milena Cabral, o momento marca a parceria, que a prefeitura de Timon tem com a instituição. “O Sebrae já planeja a abertura de um posto avançado de atendimento no município de Timon, para responder à demanda local de empreendedores já formalizados e potenciais empreendedores”, afirmou Milena.
A parceria busca, também, ampliar a formalização e capacitação do Microempreendedor Individual (MEI) em Timom, dando a essa figura jurídica todo o aparato de gestão necessário para que ele possa se desenvolver, gerar mais emprego e renda e, assim, fazer a economia do município se fortalecer”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Timon, Vítor Hugo Almeida, em reunião a equipe do Sebrae em Caxias, Milena Cabral.
Paralelamente ao evento, aconteceu a Semana do Trabalhador, com palestras, cursos e oficinas promovidas pela Prefeitura de Timon, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDETUR).
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Cláudio Azevedo, e o gerente administrativo financeiro da instituição, Raimundo Nonato Corrêa, participaram das atividades de conclusão e avaliação da Ose Timon, na última sexta-feira (10).
A próxima Oficina Sebrae de Empreendedorismo será realizada no município de Esperantinópolis – até novembro, o Sebrae vai realizar uma OSE a cada mês. Rosário foi a primeira cidade maranhense a receber a metodologia este ano.
“Queremos atingir mais de 3.000 empreendedores maranhenses com essa nova metodologia, com uma média de 300 a 320 participantes em cada oficina, sem contar as mais de 1.000 consultorias negócio a negócio que pretendemos efetivar”, informa o gerente da Unidade de Atendimento do Sebrae Maranhão, Marco Aurélio Abdala, responsável pela oficina.
(Ascom/Sebrae)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com