Com a realização de sua 11ª edição, na manhã deste sábado, (06), no bairro Pedro Patrício, o mutirão “Amigos da Limpeza” de Timon já recolheu mais de 30 mil toneladas de lixo por toda a cidade desde janeiro deste ano. Uma operação que vem sendo desenvolvida pela Secretaria Municipal de Limpeza (SELMA), em parceria com as SDUs Norte e Sul, cumprindo determinação do prefeito Luciano Leitoa de unir esforços para manter a cidade limpa.
30 mil toneladas de lixo já foram recolhidas |
O mutirão “Amigos da Limpeza” deste sábado aconteceu nas ruas “G”, “H” e “F” e nos cruzamentos das ruas 19, 20 e 21. Segundo o coordenador da área, Humberto Bezerra, foram recolhidos cerca de 10 toneladas de lixo e entulhos, transportados por 34 caminhões. Mais de 100 garis estiveram envolvidos na atividade.
Data
Os mutirões não têm data para serem concluídos, com a finalidade de manter permanentemente ações de limpeza urbana em Timon. “A ordem do prefeito Luciano é só parar quando a cidade estiver livre da sujeira”, disse secretário Municipal de Limpeza, Márcio Sá.
Limpeza segue cronograma permanente |
Além da coleta diária, nos últimos três meses os mutirões são realizados aos sábados e estão sendo muito bem recebidos pelos moradores das ruas e bairros onde eles acontecem. Enquanto a limpeza é feita, carros de som percorrem as ruas informando sobre as datas das coletas regulares e solicitando a colaboração dos moradores para que condicionem o lixo em sacos plásticos e coloquem nas portas apenas nos dias das coletas que acontecem às segundas, quartas e sextas.
Prefeitura investe em melhorias das escolas
A secretária de Educação Dinair Veloso está visitando as 15 escolas municipais da zona Rural que passaram por reforma. O objetivo é verificar se as melhorias foram realizadas a contento e também conversar com os novos gestores das unidades educacionais.
Escolas reformadas |
Nesta semana uma das escolas visitadas foi a U. E. São Elias, no Povoado Saco. Na oportunidade Dinair aproveitou para conversar também com os pais e responsáveis por alunos que estavam no local. Ela reforçou a importância do relacionamento família-escola. “Esse relacionamento é de suma importância para que as crianças se desenvolvam melhor na escola, a criança precisa da rotina de estudo em casa. Precisamos que os pais cobrem que elas façam as tarefas que vão para casa. Precisamos que acreditem na educação, porque a educação ninguém tira do seu filho, é para toda a vida, então vamos ser parceiros da escola”, comentou.
Os pais dos alunos demonstraram grande satisfação com as mudanças. “A reforma foi muito boa, com a reforma eles gostam mais de vir pra escola e eles têm gostado da merenda. Agora a gente também fica mais tranquila porque tem segurança, antes nem tinha muro”, falou Maria de Jesus Rodrigues da Silva, avó de dois alunos da escola.
A diretora Vera Lúcia Vieira também falou de como a reforma ajudou a melhorar o trabalho. “A reforma facilitou nosso controle sobre os alunos porque antes não tinha muro, também não tinha banheiros, mas a melhor coisa é que a reforma diminui a evasão escolar, principalmente no turno da noite”, destacou.
João Acelino Lopes Araújo, presidente da Associação de Moradores do Povoado Saco, disse que ficou muito feliz com a reforma e disse acreditar que a educação das crianças da comunidade irá progredir muito. “A reforma me deixou satisfeito porque não tinha segurança. E hoje esta um colégio de qualidade, as mães estão satisfeitas e é isso o que a gente quer”. O presidente também afirmou a sua contribuição como membro da comunidade para estabelecer parceria com a escola e garantiu que doará um terreno com horta para a U. E. São Elias para contribuir para a merenda escolar.
(Secom/Prefeitura de Timon)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com