Banner02

Banner08

terça-feira, 9 de abril de 2013

Ações para fortalecimento da Ride são discutidas em Timon


Foi sediada em Timon, no auditório do Núcleo Estratégico de Projetos (NEP), nesta segunda-feira (08), mais uma reunião para a realização das ações da Rede Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina (Ride). O prefeito da cidade, Luciano Leitoa, recebeu os prefeitos, vice-prefeitos e representantes dos municípios piauienses Teresina, Beneditinos, Coivaras, Miguel Leão, União, José de Freitas, Monsenhor Gil e Altos. 
Reunião da Ride
O encontro foi uma continuidade da reunião que aconteceu em Teresina no mês de março. Ficaram acertadas as datas dos próximos encontros que serão realizados em cada município que compõe a Rede, além das problemáticas de cada cidade que será trabalhada. “Temos que valorizar essa oportunidade proporcionada pela Ride. Como gestor da cidade de Timon vou lutar para otimizar, através dessa ferramenta, a saúde e o transporte público e pleitear a construção de uma nova ponte ligando Timon a Teresina”, destacou Luciano Leitoa.

Inicialmente serão desenvolvidas ações que atuem no enfrentamento do Crack, mobilidade urbana, violência no trânsito e preservação ambiental. “Esses são conflitos em comum dos municípios e a priori vamos nos concentrar nisso. O mais importante é darmos toda a atenção para que a Rede se fortaleça, para isso também vamos buscar apoio da bancada de deputados e senadores do Piauí e Maranhão para que nos ajude com essas tarefas”, explicou o prefeito de Timon.

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, destacou a efetiva participação de todos os envolvidos. “Ratifico o nosso compromisso com essa ideia. Vamos trabalhar para o desenvolvimento da Rede e obtenção de benefícios para nossas cidades”, concluiu.

A Ride é composta por 15 municípios. A próxima reunião será no dia 20 de maio na cidade de Monsenhor Gil. A Rede Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina foi criada em 2001 e lançada em maio de 2008. Atualmente existem três RIDEs no Brasil: a da Grande Teresina, a do Distrito Federal e a de Juazeiro-Petrolina.

Prefeitura terá Ouvidoria Municipal

Nos próximos dias a Prefeitura Municipal de Timon vai contar com uma Ouvidoria. O objetivo é melhor atender os reclames e sugestões da população quanto aos serviços oferecidos pela gestão pública municipal. O responsável pelo setor será o bacharel em Ciências Contábeis e graduando de Direito, Rafael Costa.
Rafael Costa será o ouvidor municipal
Segundo o ouvidor, serão criados canais de comunicação que ficarão disponíveis à população. Está prevista a implantação do Balcão da Cidadania, onde as pessoas poderão fazer reclamações pessoalmente. Previsto também está o lançamento do Disque Cidadão, número gratuito, 0800, que será ligação direta entre os cidadãos e Prefeitura.

Rafael Costa informou, ainda, que será criado um canal de comunicação direto com o ouvidor, como também, as comunidades da Zona Rural vão ser beneficiadas. “Vamos viabilizar o funcionamento de uma Ouvidoria itinerante, para atender as comunidades mais distantes de Timon”, reiterou o ouvidor, que afirmou sobre a utilização das tecnologias de informação e comunicação em prol da população e da gestão. “Faremos monitoramento e atenderemos a população que utilizam as mídias sociais”.

Ações iniciais

As primeiras atividades do setor incluem sensibilização educacional, com o intuito de despertar na população a importância de uma Ouvidoria. “Iremos, dentro dos projetos iniciais da Ouvidoria, realizar visitas a todos os departamentos da Prefeitura e realizar cursos para os colaboradores”, adiantou o ouvidor Rafael Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com