Banner02

Banner08

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Maranhão reduz extrema pobrema em 48%, diz Tereza Campello


Afirmação foi feita durante lançamento do Viva Oportunidades, em São Luís.
Razão da melhora nos índices seria programa do governo federal.


Do G1

A ministra do Densenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, disse que 48% da população maranhense saiu do quadro de pobreza extrema, durante o evento de lançamento do Viva Oportunidades, que ocorreu nesta quinta-feira (13), no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís.

Segundo a ministra, em torno de 70% das crianças saíram do quadro de miséria. A razão da melhora nos índices de pobreza do Estado seria a entrada do Estado no programa do governo federal Brasil Com Carinho, lançado em maio deste ano e que amplia o Bolsa Família para quem tem filho de até 6 anos.

Após a divulgação dos números, o Estado divulgou um novo acordo firmado com o governo federal, que insere o Maranhão no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) por meio do Viva Oportunidades. Segundo o governo estadual, o programa tem a meta de retirar um milhão de maranhenses da extrema pobreza. Para isso, cerca de R$ 15,9 bilhões deverão ser investidos até 2014, com 90,7% de verbas repassadas pelo governo federal.

O projeto tem meta de criação de 20 mil empregos para jovens e adultos e de 80 mil negócios familiares, beneficiando 326 mil pessoas por meio de qualificação profissional e acesso a crédito bancário. Entre as ações de apoio à agricultura familiar, também estão previstas as instalações de 40 unidades de apoio e distribuição de alimentos, 40 bancos de alimentos e 40 feirões de produtores.

Na oportunidade, a ministra anunciou também a inclusão de 38,9 mil famílias no Cadastro Único para Programas Sociais, – localizadas por meio da busca ativa. Com isso, as famílias passaram a ser atendidas pelas políticas públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com