Banner02

Banner08

domingo, 1 de julho de 2012

Partidos definem candidatos e coligações nos principais colégios eleitorais do estado


Definidos Sebastião Madeira e Carlinhos Amorim em Imperatriz; Alexandre Almeida em Timon.


Gilberto Léda / O Estado



SÃO LUÍS - Estão definidas todas as candidaturas e coligações que entrarão na disputa eleitoral deste ano nos cinco principais colégios eleitorais do Maranhão. Imperatriz, Caxias, Timon, Pinheiro e São José de Ribamar conheceram, neste fim de semana, os nomes daqueles que disputarão os cargos de prefeito e vice-prefeito no dia 7 de outubro.

Em Imperatriz, o prefeito Sebastião Madeira (PSDB) pode ser reeleito, uma vez que Antônio Leite (PMDB) venceu a disputa interna com Ildon Marques (PMDB) e deverá levar o PMDB a apoiar Madeira. Sebastião tenta uma composição com o PPS, que indicou o ex-vice-governador do estado Luiz Carlos Porto, o Pastor Porto, como companheiro de chapa do tucano.

O deputado estadual Carlinhos Amorim (PDT) também vai para a disputa, tendo como candidato a vice-prefeito Ribinha Cunha (PR). O PSC, comandado na cidade pelo deputado estadual Léo Cunha, irmão de Ribinha, também compõe a coligação.

No partido, o clima era de desconfiança antes da convenção de ontem. Segundo o presidente municipal do PMDB, Antônio Leite, se não for confirmada a candidatura, a maioria dos filiados do partido devem optar por aliança com Sebastião Madeira. “Mais de 70% dos peemedebistas querem essa aliança”, contou.

PR disputado

Em Timon, a disputa se dá pelo apoio do Partido da República (PR). Dois dos três principais candidatos informam que a legenda faz parte do seu leque de alianças. O candidato do PMDB, Edivar Ribeiro, atual vice-prefeito da cidade, apresenta documento do Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (SGIPex) da Justiça Eleitoral, assinado dia 27 de junho pelo presidente regional do PR, deputado federal Davia Alves Silva Junior, como prova de que terá o apoio da sigla.

Já o deputado Alexandre Almeida, pré-candidato do PSD, tem um documento mais recente. Na sexta-feira (29), a Secretaria Geral do PR maranhense registrou ata no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) modificando composição do comando municipal do partido em Timon. De acordo com a nova ata, a presidência fica a cargo de Humberto da Silva, aliado do deputado estadual, em substituição a Isamar Barbosa, ligada a Edivar Ribeiro.

“Não temos dúvida. O PR está fechado conosco”, afirmou Almeida, que conta ainda com o apoio do PT – responsável por indicar a candidata a vice-prefeita, Uerly Queiroz -, do PSC e do PTdoB.

Assistindo a tudo do alto de uma folgada liderança nas pesquisas está o também deputado estadual Luciano Leitoa (PSB). Favorito na corrida sucessória, ele conta ainda com o apoio do PCdoB.

Em Caxias, o PMDB confirmou a candidatura do suplente de deputado federal Paulo Marinho Júnior, mas acabou não conseguindo consolidar a aliança com o Partido dos Trabalhadores (PT), que vai mesmo de candidato próprio. O nome escolhido pelos petistas é o de Mundico Teixeira, pai do presidente do Diretório Municipal da sigla, Nei Jefferson. Eles sairão coligados com o PRP e o PPL.

Já o sobrinho do prefeito Humberto Coutinho, Léo Coutinho, candidato do Partido Socialista Brasileiro (PSB), fechou a maior coligação para a disputa local. Além dos socialistas, PP, PPS, PR, PHS, PCdoB, PSDC, PTdoB, PDT, PRB e PSL compõem a base de apoio do favorito para o posto de prefeito de Caxias.


O atual prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PMDB), confirmou, em convenção realizada na sexta-feira (29), a candidatura à reeleição. Ele terá como companheiro de chapa o ex-secretário municipal da Receita, Eudes Sampaio (PT do B), cuja candidatura a vice-prefeito também foi referendada.

A chapa majoritária Gil Cutrim/Eudes Sampaio, cujo nome é “Força Popular Ribamarense”, é apoiada pelo maior grupo político já registrado na história de São José de Ribamar. Além do ex-prefeito e atual secretário-chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, e de milhares de lideranças comunitárias, Gil e Eudes contam com o apoio de 20 partidos (PMDB, PSD, PV, PHS, PSDB, PR, PTB, PT do B, PMN, PSL, PSDC, PP, PSC, PRP, PRB, PTN e DEM), sendo alguns deles do chamado campo de esquerda, como PPS, PT e PTC.

“A reeleição de Gil representa mais progresso para São José de Ribamar. Na minha gestão, fizemos muito ao longo dos últimos sete anos e o Gil, que é um administrador sério, honesto e trabalhador, está dando continuidade a este trabalho. Portanto, quem gosta de mim e de São José Ribamar apoia Gil Cutrim e Eudes Sampaio”, afirmou Luis Fernando, que representou a governadora Roseana Sarney (PMDB) no evento. Na proporcional, o grupo lançara nada menos que 170 candidatos a vereador.

Os oponentes do atual prefeito são o advogado Arnaldo Colaço, que teve a candidatura homologada, no sábado, dia 30, pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Ele terá o apoio do PSOL e do PPL. Júlio Filho, candidato do PCdoB, sai coligado com o PDT e o PRTB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com