Banner02

Banner08

domingo, 3 de junho de 2012

O imortal Wybison Carvalho assume a presidência da Academia Caxiense de Letras


Wybison Carvalho

Jornalista, escritor e poeta, Wybison Carvalho será empossado como presidente da Academia Caxiense de Letras (ACL), conhecida como a "Casa de Coelho Neto". Eleito com trinta e seis votos a favor, nenhum branco ou nulo, a solenidade será hoje, a partir das 20h, na sede da Academia Caxiense de Letras, localizada na Rua 1º de Agosto, Centro de Caxias.

Na ocasião, além do imortal, será empossada também a nova diretoria da ACL. O atual presidente da ACL, Jacques Inandy Medeiros passará o comando para Wybison Carvalho, como presidente; Renato Meneses, como secretário e Jotônio Viana, como novo tesoureiro da Casa.

Durante o evento será lançado a segunda edição da obra Caxienses Ilustres - Elementos biográficos, Tomo II, de autoria de Isaac Sousa, e publicado pela Scortecci Editora, de São Paulo. A obra contempla caxienses de vários segmentos sociais, jornalistas, poetas, escritores, entre outros profissionais. Ao total, 67 pessoas terão suas bibliografias publicadas neste livro. As personalidades escolhidas para fazerem parte da obra, de alguma forma já contribuíram e/ou contribuem no município de Caxias, que é conhecido por muitos, como a "Princesa do Sertão".

O presidente

Wybison Carvalho é natural do município de Caxias, nascido no ano de 1958. Formado em Relações Púbicas pela Universidade de Pernambuco, colaborou em diversos jornais regionais. Autor de diversas obras, tai como: Neófitos da Terra, Eu Algum, Iguaria Real, Eu Algum na Iguaria Real, Inferno Existencial, Ambiência da Alma, Personagem e Poesia Reunida. Além disso, Wybison é considerado pioneiro da ACL, pois está na Casa desde a sua fundação que aconteceu na década de 1990.

Literatos

Caxias do Maranhão é uma cidade que, ainda hoje, serve de referência para o país quando o assunto é a Literatura. Tal referência acontece por conta do município ser considerado "berço" de poetas e escritores de grande expressão no Brasil, à exemplo de Gonçalves Dias, Coelho Neto, Raimundo Teixeira Mendes, Teófilo Dias, César Marques e muitos outros de uma constelação de literatos que brilham desde meados do século XIX.


(Com informações O Imparcial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com