Banner02

Banner08

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Lideranças do governo terão postura neutra nos maiores municípios do Maranhão



Hildo Rocha
As lideranças políticas do Governo do Estado adotarão postura de neutralidade política nos principais colégios eleitorais do Maranhão nas eleições de outubro, onde o pleito tem forte influência no processo eleitoral de 2014. Em municípios como Codó, Caxias e Timon, onde há pelo menos dois pré-candidatos aliados à base governista, nenhum deles receberá apoio declarado em palanque da governadora Roseana Sarney (PMDB) e de seus auxiliares da área política. Em outros colégios, como Imperatriz e Bacabal, onde as alianças estão pré-definidas, ainda podem ocorrer mudanças.

Esta indefinição é que leva o governo a não se envolver no pleito. Em Imperatriz, segundo o secretário de Estado de Assuntos Políticos, Hildo Rocha, a base governista fala em apoio ao prefeito Sebastião Madeira (PSDB), candidato à reeleição. A opção por Madeira se dá por causa da inelegibilidade do ex-prefeito Ildon Marques (PMDB), que teve contas rejeitadas pelo tribunais de Contas da União (TCU) e do Estado (TCE). O senador e secretário de Projetos Especiais, João Alberto, no entanto, afirmou que ainda há a possibilidade de apoio a Ildon Marques. "Caso Ildon consiga reverter na Justiça a sua situação, o apoio será para ele", disse. João Alberto também afirmou que alguns setores do grupo preferem a pré-candidata Rosângela Curado (DEM) para o pleito em Imperatriz.

Panorama semelhante ocorre em Bacabal. O pré-candidato José Alberto (PMDB) já tem apoio das lideranças do Governo do Estado, mas ainda não está descartada uma aliança com Zé Vieira (PR), também na condição de inelegível por condenação do TCU. Zé Vieira já teria entrado com recurso em Brasília para conseguir se candidatar ao cargo público.

Neutralidade - Roseana Sarney e lideranças partidárias do PMDB optaram pela neutralidade em Codó, Caxias e Timon. Na cidade de Codó, há três pré-candidatos a prefeito aliados do Governo. "Temos aliança com o atual prefeito Zito Rolim (PV), além de Francisco Nagib (PR) e Biné Figueiredo (PDT). Como os três são adversários diretos na corrida eleitoral, vamos nos manter neutros. Nas eleições proporcionais, a coligação do PMDB é com o PV", revelou Rocha.

Caxias também aparece no cenário político com três pré-candidatos aliados à base governista. O deputado federal Paulo Marinho Júnior (PMDB), o vereador Helton Mesquita (PSC) e Mundico Teixeira (PT) têm apoio do governo. Texeira, no entanto, além de optar por uma candidatura própria, ainda pode coligar com Helton Mesquita ou com Paulo Marinho.

Também em Timon, a disputa entre dois importantes membros da base governista - Alexandre Almeida (PSD) e Edivar Ribeiro (PMDB) - sugeriu a neutralidade do Palácio dos Leões.

Hildo Rocha explicou que a postura do governo ocorreu em comum acordo, o que não incomodará os aliados no interior. "Foi uma decisão política. Em alguns municípios nós propusemos a união dos pré-candidatos, mas eles não aceitaram a condição. Desta forma, a governadora Roseana Sarney não tem como subir em palanque de qualquer um deles", finalizou.

Mais

Na cidade de Pinheiro, segundo o secretário de Estado de Assuntos Políticos, Hildo Rocha, o candidato dos líderes do governo é para o ex-prefeito e pré-candidato Filuca Mendes (PMDB), numa coligação com 14 partidos. Ele terá como adversários nomes como César Soares (PT), Zé Arlindo (PSB) e Hubert Castro (PTN).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com