Banner02

Banner08

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Racha na oposição em Timon, PC do B e PTC de Timon podem lançar candidatura a prefeito

Para quem imagina que o quadro sucessório com vistas às eleições de 2012, em Timon, já está definido. Ledo engano. É que, para quem quer vencer a eleição é necessário, acima de tudo, garantir a união do grupo político. E pelo visto, a oposição em Timon está um verdadeiro “balaio de gato”, com muita confusão e pouco diálogo. Do segundo semestre do ano passado até hoje o grupo oposicionista tem somado divisões, descontentamento e o afastamento de muitas lideranças políticas. Os balançadores oficiais da bandeira oposicionista na cidade de Timon já não têm o mesmo vigor de antes.

A falta de estrutura para manter aliados, além da dificuldade para definir o vice-prefeito na chapa do deputado estadual Luciano Leitoa tem somado negativamente para distanciar aliados até mesmo os de primeira hora. A chiadeira tem sido geral em todos os cantos da cidade por onde se encontra seus aliados.

Em dezembro de 2011, espalhou pela cidade que o deputado Luciano e seu pai, Chico Leitoa andavam atrás de um vice-prefeito que tivesse estrutura financeira suficiente para bancar os gastos inerentes a uma campanha eleitoral, visto que o grupo hoje não dispõe de recursos. Isso foi à gota d’água para que os empresários João da Gráfica (PC do B) e Marco Lago (PTC) se lançassem como pré-candidatos a prefeito por suas respectivas siglas. De imediato, pai e filho trataram logo de cuidar visando conter o racha que o vazamento da informação provocou.
João da Gráfica e Marco Lago estiveram reunidos recentemente
Agora, está circulando nos bastidores a informação dando conta que o PC do B e o PTC através de seus presidentes municipais, João da Gráfica e Marco Lago respectivamente se unam e lancem uma candidatura a prefeito recebendo o aval do alto clero dos dois partidos em São Luís que já estão juntos. O PTC e PC do B se uniram e lançaram a pré-candidatura a prefeito do deputado federal Edivaldo Holanda Junior.

Há poucos dias foi veiculado na imprensa timonense de que houve uma reunião supostamente secreta entre os empresários Marco Lago e João da Gráfica, que antes estavam distantes. Segundo uma fonte, a reunião seria para tratar de uma recomendação dos diretórios regionais tanto do PC do B quanto do PTC para que os dois comecem a dialogar e se unam em torno de uma candidatura única para prefeito de Timon.

A orientação partiu porque em São Luís o PDT e o PSB apresentaram candidaturas a prefeito. No PDT é pré-candidato a prefeito o ex-ministro Edson Vidigal ligado ala histórica do partido do qual o ex-prefeito de Timon, Chico Leitoa faz parte. Já no PSB o ex-deputado federal Roberto Rocha foi lançando pré-candidato e sua saída do PSDB teve como principal articulador o deputado estadual Luciano Leitoa que é amigo pessoal do governador de Pernambuco, Eduardo Campos. O deputado Luciano Leitoa se empenhou afinco junto a Eduardo Campo que é presidente nacional do PSB para que tudo ocorresse dentro da normalidade no tocante a filiação de Roberto Rocha no partido.

Esse imbróglio envolvendo os partidos PC do B e PTC contra o PSB e PDT em São Luís e, neste caso, ao que tudo indica irá refletir em Timon. Isso somando a falta de diálogo entre o deputado Luciano Leitoa e os comunistas e petecistas locais provocando a união para lançamento de uma pré-candidatura única a prefeito tanto do ex-vice prefeito João da Gráfica quanto do empresário Marco Lago representa uma grande perda para oposição.

Uma das fontes consultada pelo Blog Ludwig Almeida confirmou que o lançamento nos próximos dias de uma candidatura única a prefeito de Timon que sairá da união dos dois partidos, PTC e PC do B, tem o aval dos diretórios regionais e é uma represália a falta de diálogo ao deputado Luciano Leitoa e seu pai, o ex-prefeito Chico Leitoa. A mesma fonte fez um desabafo, “Luciano tem dado todos os sinais para impor o candidato a vice-prefeito em sua chapa por achar que já ganhou as eleições, aí onde ele se engana”.

O empresário João da Gráfica esteve reunido no início desta semana com a Executiva Estadual do PC do B, em São Luís, recebendo as últimas instruções de como proceder politicamente em Timon, já que seu partido está sendo descartado de uma composição na chapa majoritária da oposição. O PC do B tem hoje o presidente da EMBRATUR, Flávio Dino com uma grande liderança no estado e forte nome para ocupar o Palácio dos Leões.

As relações do deputado Luciano Leitoa com o alto clero do PC do B não andam as mil maravilhas, pois o acordo para que o suplente Luciano Genésio, da cidade de Pinheiro, assumisse não foi cumprido até o momento. E com isso, dá sinais de que não acontecerá. Essa situação causou um distanciamento entre Luciano Leitoa e os comunistas que dão as cartas no jogo eleitoral.
Luciano Genésio ainda sonha em assumir 
Diante destes últimos episódios, o deputado Luciano Leitoa enfrenta uma série de problemas para manter seu grupo unido, além da ausência, se não acordar a tempo dificilmente senta na cadeira principal do executivo local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com