Banner02

Banner08

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Morte na UTI: hospital de Brasília deixou de aplicar tratamento contra asma prescrito por médica intensivista


O Hospital Santa Lúcia, de Brasília, contrariou a prescrição de uma médica intensivista e deixou de aplicar fisioterapia respiratória no paciente Marcelo Dino da Fonseca de Castro e Costa. Marcelo, internado no dia 13 do mês passado com uma crise aguda de asma, faleceu na madrugada seguinte, por volta das 5h00. Ele iria completar 14 de idade e era filho do presidente da EMBRATUR, Flávio Dino.

Prescrição Médica
A família acusa o hospital de omissão de socorro. Diz que no momento em que a crise se agravou não havia médicos para atendê-lo. A medicação e as doses aplicadas estão sendo investigadas pela Polícia Civil do Distrito Federal. Às suspeitas, agora, soma-se um novo elemento: o Santa Lúcia descumpriu a prescrição da médica Ana Karine de Lira, que recomendou a aplicação de sessões de fisioterapia respiratória a cada 8 horas.

Declaração do Hospital Santa Lúcia
A prescrição está expressa no prontuário do paciente (veja fac-simile no alto da página). A administração do Hospital Santa Lúcia chegou a informar que o procedimento foi atendido, mas voltou atrás diante dos desmentidos da família, que afirma não ter testemunhado nenhum sessão de fisioterapia. Em novo comunicado, a Coordenadora de Fisioterapia Maria Alice Melo Neves afirma que o assunto foi discutido pelos fisioterapeutas de plantão, que concluíram que “não havia indicação para iniciar o tratamento fisioterápico naquele memento” (ao lado).

“Ninguém morre de asma”, diz especialista consultado pelo blog

A notícia de que um paciente havia morrido de asma dentro de uma unidade de terapia intensiva provocou espanto e incredculidade no universo acadêmico. O cirurgião pneumologista  Rodrigo Afonso da Silva Sardenberg, um dos mais renomados especialistas brasileiros no assunto, disse ao Blog do Pannunzio que chegou a questionar se a causa da morte não estaria relacionada a outros problemas, como a ocorrência de um pneumotorax, por exemplo, que poderiam ter complicado o quado de Marcelo Dino.

De acordo com o especialista, “ninguém morre de asma nos dias de hoje porque existem várias técnicas, que vão da aplicação de inalantes,  medicação endovenosa e, em casos extremos, à entubação do paciente”. O especialista afirma que nunca, em toda a sua vida profissional, ouviu falar de alguém que tenha falecido em situação semelhante.

O médico do Hospital Sírio Libanês de São Paulo assegura que a aplicação de fisioterapia respiratória é fundamental em casos graves para retirar a secreção dos pulmões e melhorar as condições de ventilação do organismo. “Se um médico prescreveu fisioterapia respiratória e ela não foi feita, é preciso haver uma justificativa por escrito do corpo clínico explicando a supressão do tratamento indicado”, diz ele.

O Blog do Pannunzio está em contato com a assessoria de imprensa do Hospital Santa Lúcia para saber de quem foi a avaliação de que a prescrição não se aplicava, mas ainda não obteve resposta.



Vereadores de Timon visitam Vila do BEC


Tales, Zé Dilson, Kennedy e Uilma
O presidente da Câmara Municipal de Timon, Tales Waquim (PMDB), através de uma indicação feita pelo vereador Uilma Resende (PDT) que foi aprovada na sessão do dia 11 de abril de 2011, visitou hoje (12)  acompanhado de uma comitiva composta pelos vereadores José Dilson, Uilma Resende e Kennedy Gedeon   o bairro  Vila do BEC, quando verificaram in loco a obra de um poço e a rede de distribuição que foi perfurado recentemente na Unidade Escolar José de Ribamar.


Vereadores na Vila do Bec
Na ocasião, o vereador Tales Waquim conversou com alguns moradores explicando a importância do trabalho dos vereadores naquela comunidade visando acelerar ainda mais esta obra de grande relevância para o povo da Vila do BEC.


Membros do PDT mandam celebrar missa para Jackson Lago nesta sexta-feira, dia 13


Nesta sexta-feira (13) será celebrada missa de um ano da morte do ex-governador Jackson Lago, no Centro da Juventude, no Parque União, a partir das 19 horas.


Convite
O ex-prefeito e ex-deputado Chico Leitoa já confirmou presença no ato de cerimônia religiosa.  Ele sempre foi amigo inseparável de Jackson Lago ao longo de vários anos de militância partidária no PDT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com