Banner02

Banner08

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Aumentam casos de câncer de mama e colo de útero e Timon investe em diagnóstico precoce


Para o Brasil, no ano de 2012, esperam-se 17.540 casos novos de câncer do colo do útero, com um risco estimado de 17 casos a cada 100 mil mulheres.  O câncer do colo do útero é um importante problema de saúde pública no mundo. Em geral, a razão mortalidade/incidência é de 52%, sendo responsável pelo óbito de 275 mil mulheres em 2011.

Paciente realizando exame de mamografia
Esse tumor é o que apresenta maior potencial de prevenção e cura quando diagnosticado precocemente. Em Timon, o Centro de Atenção Integrada á Saúde da Mulher – CAISM segue a estratégia de rastreamento recomendada pelo Ministério da Saúde realizando o teste Papanicolau convencional e exames especializados como citologia oncótica e videocolposcopia e biópsia para detectar precocemente o câncer. De Janeiro a Abril deste ano já foram diagnosticados 53 casos da doença.

Câncer de mama

O câncer de mama é uma doença curável, quando descoberta precocemente. Por isso, é tão importante o rastreamento, que no CAISM é feito através de consultas médicas, associadas à realização de mamografia, em intervalos regulares e a partir de determinada idade. O auto-exame também é importante, pois pode sinalizar a existência de alguma anormalidade que mereça ser investigada.

Números do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (Inca) sobre câncer de mama no Brasil revelaram que ano passado, foram assinados nos hospitais brasileiros cerca de 10 mil atestados de óbito, de um contingente de cerca de 50 mil pacientes diagnosticadas com câncer de mama. Isso representa um quinto da população vítima da doença. É importante lembrar que, em nosso país, o câncer de mama é a principal causa de morte por câncer, em mulheres, desde 1980.

(Assessoria de Comunicação - SEMS/TIMON)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com