Banner02

Banner08

terça-feira, 24 de abril de 2012

Agentes de controle de endemias intensificam o trabalho de combate a dengue

Com o período chuvoso aumentam os riscos de proliferação do mosquito da dengue, os agentes de controle de endemias de Timon intensificaram o trabalho de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue.



"Esse período chuvoso é mais propício a proliferação do inseto devido o acúmulo de água em pequenos depósitos, sobretudo em terrenos baldios. A nebulização através do carro fumacê está sendo realizada nos bairros onde foram observados um maior índice de foco.", explica o coordenador de controle de endemias Chico Sucam. 

De Janeiro a Abril deste ano foram notificados 124 casos, sendo 120 suspeitos e 04 casos confirmados em laboratório. O ministério da Saúde preconiza a realização de 03 LIRA( Levantamento de índice predial rápido) por ano, nos meses de janeiro,março e outubro, mas Timon adotou 06 LIRA, para obter um resultado mais rápido. O LIRA faz um levantamento rápido das áreas da zona urbana onde existe um maior índice de foco. 

Um ponto positivo em relação ao trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde é a integração dos diversos setores da saúde. O Núcleo de Educação em Saúde – NMES desenvolve um trabalho junto às comunidades e escolas, orientando sobre os perigos do mosquito da dengue. 

(Assessoria de Comunicação – SEMS/TIMON) 

Centro de Controle de Zoonoses realiza captura de animais com suspeita de doenças em Timon

As ações do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) continuam acontecendo em todos os bairros da zona urbana, se estendendo também à zona rural de Timon. A equipe de agentes de zoonoses é acompanhada por médico veterinário, zootecnista e auxiliares e está atuando em todas as localidades, na busca e captura de animais - como cães e gatos - suspeitos de estarem contaminados, e assim, transmitir doenças à população.


Para o CCZ, isso representa um grande risco à saúde pública, uma vez que os animais em contato direto com a população são poderosos vetores de zoonoses. Além disso, o objetivo dessa ação é também recolher os animais de pequeno e médio porte das ruas, evitando acidentes nas vias públicas, principalmente nas rodovias federais que cortam o município. 

“Os animais domésticos como cães e gatos podem ser hospedeiros de doenças que são transmitidas ao homem, como a raiva e o calazar. Por isso esse trabalho se faz necessário, já que são doenças que provocam sérios problemas de saúde e podem levar inclusive a morte”, explicou o coordenador do CCZ, José João. 

Durante essa semana, outros bairros também serão fiscalizados. “Nosso objetivo é levar esta ação a todos os bairros, em especial àqueles com grande população de animais e de pessoas e que, portanto, os riscos se tornam ainda maiores”, afirmou José João. 

Na zona rural o trabalho é realizado inclusive aos sábados, com o recolhimento de animais domésticos suspeitos de estarem contaminados e vacinação dos mesmos. A colaboração da população é de suma importância para repassar ao Centro de Controle de Zoonoses os casos suspeitos. 

(Assessoria de Comunicação – SEMS/TIMON) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: blogdoludwigalmeida@gmail.com